Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Xô Dengue visitou 10,8 mil imóveis

DA REDAÇÃO | 03/04/2019 | 05:03

Realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), nos dias 28 e 29 de março, com o apoio de militares do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy, a ação ‘Xô Dengue’ visitou 10.827 imóveis em vários bairros da cidade. A ação educativa tem por objetivo orientar a população para os cuidados necessários para evitar as ocorrências de criadouros nas residências, e, consequentemente, combater os mosquitos Aedes aegypti, transmissores das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).
De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro, as visitas nas residências resultaram na coleta de 73 amostras de larvas, sendo 68 do Aedes aegypti. “Pelo levantamento, em cada um dos 25 bairros visitados, foram coletadas, em média, quatro amostras de larvas. Os inservíveis como latas, potes de vidro e lonas foram os recipientes com maior ocorrência: 47%”, comenta. Para a biomédica, a atividade atingiu os objetivos. “O trabalho vem sendo realizado intensivamente, mas o apoio do GAC e dos agentes neste período importante de transmissão, é fundamental para o combate à doença, que pode até matar”, alerta.
O combate ao mosquito transmissor é simples, bastando à população evitar o acúmulo de recipientes que possam acumular água, tampar corretamente as caixas d’ água, colocar água sanitária nos ralos, além de lavar diariamente, com água, esponja e sabão, os bebedouros dos animais. As calhas das residências também devem ser observadas para evitar o acúmulo de água, assim como as lajes descobertas. As piscinas precisam ter a água tratada corretamente para evitar possíveis focos.
Desde a década de 1980, quando os primeiros casos de dengue começaram a surgir nas grandes cidades, Jundiaí desenvolve ação, anualmente, para a conscientização sobre os riscos da arbovirose transmitida pelo Aedes aegypti. No ano passado, em outubro, foi realizada reunião do Grupo Permanente de Controle de Endemias – que reúne integrantes de todas as Unidades de Gestão -, para a determinação das ações de cada unidade.

MUTIRAO DA DENGUE GAC  SOLDADOS DO GAC


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/xo-dengue-visitou-108-mil-imoveis/
Desenvolvido por CIJUN