Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Zoonoses realiza nova ação na região do Novo Horizonte

Da Redação | 03/03/2019 | 19:20

O trabalho de busca ativa e orientações contra as arboviroses realizado pela equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), em parceria com os agentes comunitários de saúde, da região do Jardim Novo Horizonte, será retomado na quarta-feira (6). A intenção é verificar se os moradores tomaram providências quanto as medidas corretivas e preventivas indicadas pelos agentes, assim como nova busca ativa de sintomáticos para a dengue, doença que registrou 44 casos positivos no bairro neste ano.

De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva, o trabalho faz parte da estratégia de trabalho adotado pelo órgão neste tipo de situação. “Após a notificação do primeiro caso suspeito, foi realizada a busca ativa de outros sintomáticos e implantadas imediatamente ações de bloqueio. Nelas constaram a fiscalização dos imóveis, eliminação de criadouros e controle químico focal. Dessa forma, foi possível a interrupção da transmissão naquela área. O objetivo dessa segunda fase é o de verificar a situação atual dos imóveis e reforçar a conscientização da população em relação às medidas preventivas”, explica.

A Prefeitura de Jundiaí mantém a publicação semanal do Boletim Epidemiológico com dados atualizados das arboviroses para manter a população informada sobre as ocorrências. “É observado que há transmissão de dengue em alguns bairros da cidade e, por isso, toda a população necessita ser proativa quanto à eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. O momento é agora”, alerta o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

novo horizonte


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/zoonoses-realiza-nova-acao-na-regiao-do-novo-horizonte/
Desenvolvido por CIJUN