Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Zoonoses registra 70 casos de ataques de animais por mês

| 30/09/2014 | 21:09

O ataque de um cachorro que seria da raça pitbull a um menino de 6 anos, no último domingo, não foi o único na cidade. De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por mês, 70 casos de ataques de cães e gatos são registrados em Jundiaí, sendo que os cães vira-latas estão no topo da lista de agressores. A posse irresponsável é apontada como o gatilho para os acidentes.

Em todo o ano passado 860 animais entre cães e gatos ficaram sob observação do CCZ após ataques às pessoas. Desse total, apenas 1% é creditado a cães da raça pitbull. “Os cachorros vira-latas foram responsáveis por 63% dos ataques, seguido pelos poodles, com 6%”, explica o veterinário do órgão, Luís Gustavo Grijota Nascimento.

O veterinário afirma que o número é alto, e ainda pode estar subnotificado, já que nem todos os casos chegam até o hospital. “Todos os casos recebidos foram observados por 10 dias e não houve problemas. Não temos casos de raiva na cidade desde a década de 1970”, destaca.

No caso do menino de 6 anos, o cachorro que atacou será colocado em observação do CCZ assim que a notificação chegar ao departamento. “Faremos duas visitas para verificar a sanidade do animal, assim como as condições do local onde fica alojado”, comenta o veterinário. 

Mais informações na edição impressa do Jornal de Jundiaí desta quarta-feira (01) ou faça uma assinatura digital.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/zoonoses-registra-70-casos-de-ataques-de-animais-por-mes/
Desenvolvido por CIJUN