Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Onda de calor deixa orgãos de sáude em alerta

DA REDAÇÃO | 10/09/2019 | 09:06

Uma onda de calor que chegou a Jundiaí no último fim de semana vai deixar as temperaturas elevadas nos próximos dias. No domingo(8), a temperatura chegou aos 32ºC e levou muitas pessoas a procurarem programas ao ar livre.

De acordo com o Climatempo, o calor nesta semana deve baixar a umidade relativa do ar, que pode chegar a 20%, dificultando a respiração, já que o recomendado é acima de 30%. O que preocupa as entidades que tratam da saúde da população. De acordo com a médica Tatiane Oliveira, nessa época em que a temperatura sobe dos 15 ºC para os 35 ºC , deve-se tomar cuidado principalmente com as crianças e com os idosos.

“Idosos e crianças desidratam mais fácil e os cuidados também devem ser redobrados com os animais de estimação. Deixe sempre água disponível. Os sinais de desidratação são dor de cabeça, náusea, vômito, boca seca, ausência de xixi e pele seca e rígida”, alerta a médica.

Com o aumento expressivo da temperatura, quem também se beneficia são os comerciantes. Rony Lima, 19 anos, gerente de uma lanchonete no bairro Vila Hortolândia, disse que com o calor chegando cresce bastante a procura por bebidas, açaí e sorvetes além do movimento em si, aumentar. “Parece que com o frio ninguém quer sair de casa, assim que começa a fazer calor, as pessoas têm vontade de viver”, diz o jovem.

Previsão

O tempo nessa semana deve ficar claro com névoa seca, com mínima média de 18ºC e máxima chegando aos 35ºC. Hoje a temperatura mínima será de 19ºC e máxima de 33ºC. Na quarta-feira, o tempo também deve ser claro com névoa seca, mas parcialmente nublado. A mínima deve ser de 17ºC e máxima de 34ºC. A quinta-feira deve ser o dia mais quente. Claro e com névoa seca, o dia deve ter mínima de 21ºC e máxima de 35ºC.

CUIDADOS

Os órgãos responsáveis alertam para aos riscos nessa época de mudança drástica no clima. Entre os efeitos do calor e do tempo seco estão a desidratação, pressão baixa, maior incidência dos raios UV na pele e aumento de mosquitos Aedes Aegypti transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.


Leia mais sobre |
DA REDAÇÃO
Link original: https://www.jj.com.br/meio-ambiente/onda-de-calor-deixa-orgaos-de-saude-em-alerta/
Desenvolvido por CIJUN