Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Governo quer organizar fluxos de caminhões

| 10/10/2014 | 10:57

A Secretaria de Portos, do Governo Federal, está desenvolvendo um projeto para organizar o fluxo de caminhões nas áreas próximas aos portos públicos e agilizar o escoamento da produção. A criação de Áreas de Apoio Logístico Portuário (AALPs) é uma das medidas que estão sendo desenvolvidas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e previsão de implementação em 16 portos brasileiros.

Segundo a secretaria, as Áreas têm a finalidade de organizar o fluxo de cargas destinadas ou provenientes do porto, racionalizando o uso dos acessos portuários e minimizando o conflito porto-cidade. O conceito engloba infraestruturas que variam desde pátios de estacionamento de caminhões, armazenagem, e ainda serviços como bancos, hotéis, lanchonetes etc.

O projeto contempla 16 AALPs nos portos de Santos/SP, Paranaguá/PR, Fortaleza/CE, Vitória/ES, Santarém/PA, Suape/PE, Rio Grande/RS, Itajaí/SC, Imbituba/SC, Pecém/CE, Salvador e Aratu/BA, Itaqui/MA, Itaguaí/RJ, Rio de Janeiro/RJ, São Francisco do Sul/SC, Vila do Conde/PA.

A primeira reunião de trabalho com representantes das Autoridades Portuárias contempladas pelo projeto aconteceu em setembro. Foram apresentados o escopo, o cronograma de execução, as responsabilidades de cada um dos atores envolvidos e os próximos passos. Nessa mesma reunião foi entregue um questionário de coleta de dados a ser preenchido pelas Autoridades Portuárias. 


Link original: https://www.jj.com.br/motor/governo-quer-organizar-fluxos-de-caminhoes/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN