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Mercedes-Benz CLA 45 AMG, o coupé superesportivo

| 01/06/2014 | 00:05

Chega ao mercado brasileiro o Mercedes-Benz CLA 45 AMG, um cupê compacto de quatro portas com personalidade exclusiva e desempenho extraordinário. Ele é equipado com motor turbo de quatro cilindros com 360 cv de potência, tração integral permanente, transmissão esportiva de sete marchas e suspensão especialmente desenvolvida pela AMG. Seu preço também é “salgado”, nada menos que R$ 289.900.

A combinação de alta potência e torque proporcionada pelo motor AMG 2.0 turbo, potencializada pelo sistema de transmissão AMG 4MATIC voltado à performance, garante ao CLA 45 AMG características de dirigibilidade à altura de um superesportivo: o cupê de quatro portas acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e chega rapidamente à velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Um turbocompressor com dupla entrada para os gases de acionamento (twin-scroll) elevou a rapidez de resposta do motor AMG 2.0 que equipa o CLA 45 AMG. O desempenho foi aprimorado ainda mais pela liberação maximizada do sistema de escapamento e por uma estratégia de injeção inovadora. A tecnologia twin-scroll (duas entradas independentes para os gases que movimentam a turbina) permite uma elevação mais rápida da pressão de alimentação, fazendo melhor uso da pressão dos gases de escape, levando ao crescimento mais rápido do torque a partir de baixas rotações.

Adicionalmente, a tecnologia twin-scroll também traz benefícios à economia de combustível e reduz as emissões de escapamento. Com pressão máxima de alimentação de 1,8 bar, o motor AMG 2,0 litros turbo também lidera a categoria nesse sentido.

O trem de força do novo CLA 45 AMG é uma demonstração de extremo avanço de engenharia, combinando as características superlativas da transmissão com dupla embreagem com a tração integral. A transmissão esportiva AMG com sete marchas tem três programas de condução, e sistema RACE START para máxima aceleração. Os pontos fortes da transmissão esportiva AMG DCT incluem a troca de marchas sem qualquer interrupção da força de tração, uma estratégia de controle sob medida, trocas de marchas extremamente suaves e fáceis, além de alto nível de eficiência. Engrenagens reforçadas garantem máxima durabilidade. Anéis sincronizadores com área de fricção revestida de fibra de carbono aumentam a durabilidade e, ao mesmo tempo, otimizam o tempo de resposta durante as trocas de marchas manuais.

Outro item especial, criado para aumentar a performance dinâmica e o prazer da condução, é o “Modo M momentâneo”. Quando o automóvel estiver sendo usado nos modos C ou S, ele permite que o motorista ative o modo manual (M) sem ter que tirar as mãos do volante, pressionando uma vez qualquer uma das borboletas (shift paddles) de comando do câmbio. No modo M Temporário, o motorista experimenta o dinamismo e o desempenho das trocas manuais em todos os programas de comando automáticos, sem deixar de contar com trocas automáticas tanto para cima como para baixo. Isto permite que o condutor volte toda sua atenção ao impressionante desempenho do veículo.

Os tempos de trocas no modo manual (M) e no modo Sport (S) são semelhantes em seu caráter esportivo aos do SLS AMG GT. A breve e precisa interrupção da ignição sob plena aceleração torna as trocas de marchas ainda mais rápidas. No modo C (Eficiência Controlada), características sensíveis de suavidade nas trocas e no comportamento do motor respaldam um estilo de condução voltado ao conforto e eficiente quanto ao consumo. Neste modo, a função ECO start/stop também é ativada.

O CLA 45 AMG vem equipado de série com o sistema de tração integral variável AMG 4MATIC voltado à performance, desenvolvido para privilegiar o desempenho e dinamismo. O fluxo de energia para o trem de força traseiro ocorre por meio de uma unidade compacta de transferência de força (PTU), inteiramente integrada à transmissão esportiva de sete marchas.

A distribuição de força do motor para as rodas é totalmente variável: em condução normal, o CLA 45 AMG utiliza tração dianteira, fornecendo o máximo de eficiência. Quando a dinâmica de condução exige, a transmissão variável AMG 4MATIC com tração integral divide o torque entre os eixos dianteiro e traseiro até uma proporção 50 : 50%.  As variáveis que influenciam na distribuição de força são a velocidade do veículo, aceleração lateral e longitudinal, ângulo do volante, diferença de rotação entre as rodas, marcha selecionada e posicionamento do acelerador.

Uma característica exclusiva do CLA 45 AMG é a interação da tração integral com o ESP de três estágios e o ESP Curve Dynamic Assist (Assistente de Curva Dinâmico). Os três estágios do ESP permitem que o motorista varie a dinâmica do veículo de acordo com sua preferência ao toque de uma tecla. Orientado para a segurança, o modo “ESP ON” ajuda a manter características de condução neutras. O sistema começa a intervir freando uma ou mais rodas e reduz o torque do motor quando detecta que as condições de operação se tornaram instáveis.

Um leve toque na tecla ESP ativa o modo “SPORT ” (Direção Esportiva). Este modo orientado para o dinamismo aplica as estratégias de controle do ESP mais tardiamente e aumenta o torque no eixo traseiro. Isto proporciona mais diversão ao volante para quem deseja explorar o potencial dinâmico do veículo. Pressionando a tecla ESP por mais tempo, é ativado o modo “ESP OFF”. Neste modo, as funções ESP são desativadas. Por isso, o “ESP OFF” só deve ser usado por pilotos experientes e em pistas de corrida fechadas. De qualquer forma, por medida de segurança, quando o motorista pisa violentamente no pedal do freio nos modos “SPORT ” ou “ESP OFF”, todas as funções do ESP são restauradas.

Como todos os automóveis AMG de alta performance, o CLA 45 AMG é dotado de uma sofisticada tecnologia de suspensão. A suspensão dianteira com três braços é dotada de cubos mais resistentes e de uma elastocinemática totalmente nova. Juntas mais rígidas são empregadas no plano dos braços inferiores, proporcionando comportamento mais ágil nas curvas e uma sensibilidade da superfície da estrada mais precisa e direta. As juntas mais rígidas também proporcionam maior rigidez na cambagem permitindo maior velocidade nas curvas. No desenvolvimento do eixo dianteiro, foi dada grande importância para atingir a melhor tração possível na condução dinâmica mais radical.

A suspensão traseira com quatro braços do CLA 45 AMG é um desenvolvimento totalmente novo. As buchas dos amortecedores foram totalmente adaptadas para proporcionar o máximo de dinamismo e controle na condução. O suporte do eixo traseiro conta com mancais mais rígidos para maior estabilidade na condução. O subchassi é rigidamente conectado à carroceria. A suspensão esportiva AMG com molas e amortecedores especialmente calibrados e barras estabilizadoras maiores permite grandes acelerações laterais e reduz a tendência à rolagem em curvas muito fechadas.  O CLA 45 AMG importado para o Brasil vem de série com rodas de liga leve AMG de 19 polegadas.

A semelhança do CLA 45 AMG com o CLS 63 AMG é absolutamente intencional. A linguagem de design original do Mercedes-Benz CLA foi enriquecida pela AMG com uma série de elementos característicos, criando um novo ícone de design. As proporções esportivas são enfatizadas ainda mais pela grade do radiador AMG com lâmina dupla e pela estrutura transversal do conjunto dianteiro, ambas pintadas de cinza titânio fosco. As grandes entradas de ar são emolduradas por aletas pretas que aumentam o fluxo de ar direcionado aos módulos de refrigeração posicionados logo atrás delas.  Faróis bi-xenônio são equipamentos de série.

O aspecto da lateral é criado pelos painéis das soleiras com insertos em preto brilhante. Outros elementos adicionais típicos dos modelos AMG topo de linha incluem as rodas AMG de liga leve pintadas de preto, além da inscrição “TURBO AMG” na lateral. Pinças de freios vermelhas reforçam a personalidade esportiva do automóvel. Visto de traseira, o CLA 45 AMG não traz apenas as aberturas das saídas de ar nos lados, mas também incorpora um grande difusor e uma seção de acabamento em preto brilhante.

A versão comercializada no Brasil é também equipada com o exclusivo Pacote AMG Night, que inclui vidros escurecidos, faixa da linha de cintura em preto anodizado, ponteiras de escapamento pretas com detalhes cromados, barbatanas do radiador em cromo prateado, divisor aerodinâmico dianteiro, espelhos externos e friso traseiro pintados de preto.

Qualidade impressionante, materiais de alta categoria e todo o dinamismo e exclusividade característicos da Mercedes-AMG: o interior do CLA 45 AMG não deixa nada a desejar. Bancos esportivos em couro vermelho e preto com pespontos contrastantes em vermelho, cintos de segurança vermelhos, volante multifuncional com base achatada e acabamento em Alcântara com as palhetas do câmbio e AMG DRIVE UNIT são equipamentos de série.

Combinando perfeitamente entre si, figuram o acabamento em alumínio escovado do painel de instrumentos e as cinco saídas de ar da ventilação interna. O conjunto de instrumentos AMG transmite informações pelo display central colorido, o menu principal AMG e o RACETIMER.

O conforto interno é elevado ainda pelo ar-condicionado com comando eletrônico. O CLA 45 AMG também é equipado de série com o sistema Comand Online com navegação GPS e Media Interface, com conexões para USB, iPod e MP3. O estacionamento é facilitado pela câmera de ré e as manobras podem ser feitas automaticamente por meio do Active Parking Assist.

Um total de sete airbags protege os passageiros: além dos dois frontais, há airbags laterais para o motorista e o passageiro da frente, um airbag para proteção dos joelhos do condutor e airbags de janela laterais em toda a extensão da cabine. Em caso de perda de pressão em algum dos pneus, o motorista é alertado imediatamente por um indicador no painel de instrumentos.

Um item importante também é a direção eletromecânica Direct Steer. Este sistema de assistência de direção proporciona melhor sensibilidade ao condutor em comparação com sistemas tradicionais na maioria das situações de uso e dá espaço para várias funções de assistência de direção ativadas pela unidade de controle do ESP (electronic stability control – programa eletrônico de estabilidade).  Entre elas, estão o contraesterço em caso de saída de traseira, correção da direção em frenagens em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução da influência da tração dianteira na direção e compensação de ventos laterais e inclinação lateral da estrada.

Os equipamentos de segurança incluem também freios adaptativos (ABR) com sistema de assistência (BAS), pré-carregamento (PRIMING), secagem automática dos discos em caso de chuva e função HOLD, que mantém o carro freado sem necessidade do motorista manter o pé no pedal em semáforos ou paradas no trânsito. Outros itens importantes são o ATTENTION ASSIST, que alerta o motorista caso detecte sinais de cansaço ao dirigir, o controle de tração na aceleração (ASR) e o controle eletrônico da tração em cada roda (ETS). O sistema ISOFIX no banco traseiro facilita a instalação de cadeirinhas para crianças e bebês.


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