Opinião

Abrindo as portas do mundo interior

Uma forma muito simples para começar a despertar é a meditação


divulgação
COLUNISTA LICIANA ROSSI
Crédito: divulgação

O ser humano é a única criatura do nosso planeta que tem consciência dos seus atos e que tem a necessidade de crer em algo. Crer não é sinônimo de religião. Religiões seguem doutrinas e regras, e não há nada de errado nisso, muitas pessoas se identificam, mas estamos falando em acreditar. Acreditar não deve ser uma imposição, mas a essência do ser humano seguida de forma livre. Os seus pensamentos decidem as suas crenças.

Quando acreditamos em algo, mudamos o sentido de nossas vidas. Todo ser humano tem uma espiritualidade nata, podendo desenvolvê-la ou não. Aqueles que acreditam em algo maior tornam-se mais resilientes, positivos e humanizados, entrando num outro patamar de consciência, pois acreditam em uma força que sobressai ao que é humano.

A ciência tenta entender e explicar a fé, a espiritualidade e a positividade e seus efeitos na saúde há muito tempo, tentando mensurar os benefícios biológicos da fé. As principais faculdades de Medicina dos Estados Unidos têm uma disciplina exclusiva para estudar estes assuntos, e vários estudos começaram a surgir.

Aqui no Brasil, há uma abertura grande para técnicas energéticas, como passes espíritas, aplicação de reiki, dentre outras maneiras de transmitir energia e muitos hospitais aceitam candidatos para fazerem esse tipo de tratamento em seus pacientes, pois sabem o quanto é importante para que os doentes tenham um momento para acreditar e pensar de forma positiva. Mesmo pacientes inconscientes se beneficiam com estas energias. Em Uberaba, um estudo com passes espíritas na unidade neonatal de um hospital conseguiu comprovar que os bebês que fizeram o tratamento com os passes saíram do hospital sete dias antes daqueles que não foram submetidos ao tratamento.

Abrir as portas para a espiritualidade é parar de brigar com as questões da vida e aprender a aceitar. Cada experiência é uma grande chave para nossa evolução. Não espere precisar para despertar. Ao olhar para dentro de si, ao buscar uma dimensão espiritual, nos tornamos mais felizes. Viver de modo feliz depende de como está nossa vida interior, como estão nossos pensamentos, emoções, crenças e desejos. Ao buscar uma dimensão espiritual, conquistamos muita paz interior, vitalidade e saúde.

Uma forma muito simples para começar a despertar e abrir a porta deste lindo universo interior é através da meditação. Olhar para dentro permitirá um novo olhar para fora. Ao reconhecer quem você é e aceitar essa linda pessoa, ao dizer para si mesmo que você é incrível, forte, que tem um brilho maravilhoso, você já estará se conectando com seu mundo interior e terá um caminho para elevar sua autoestima. Depois agradeça por algo diariamente e termine com respirações lentas e profundas, para acalmar sua mente. Apenas 5 minutos diários já mudarão o seu dia. Conectar-se com a natureza, fazer mais daquilo que te faz feliz também é uma maneira de começar a se conectar consigo mesmo. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí, pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.


Notícias relevantes: