Opinião

O Hospital São Vicente

O São Vicente jamais faltou no atendimento à população mais sofrida


divulgação
COLUNISTAS GUARACI ALVARENGA
Crédito: divulgação

Estende seu olhar em ver a real necessidade do povo, de gente sofrida e desamparada. Destinado essencialmente aos mais necessitados, aos mais pobres, aos mais carentes e mais humildes, o Hospital São Vicente permanece na vanguarda de socorrer a todos que o procuram. Bem sabemos que a assistência médico-hospitalar pública brasileira é crônico cancro que nunca cicatriza. Esta ferida dói mais na classe menos privilegiada.

Poucos e raros hospitais têm a dignidade que faz por merecer aos que a vida foi menos generosa. Com equipes médicas especializadas, equipamentos modernos, este hospital se faz um gigante na melhor justiça social num dos setores mais carentes da população. Todos nós sabemos do preço da saúde no Brasil e dos desmandos no setor. É a "pátria das chuteiras" com grandes investimentos públicos em estádios de futebol. Por que não uma Copa da Saúde, onde cada cidade deste imenso Brasil se obrigasse a um hospital público? Da eterna espera no SUS para se obter uma consulta ou agendamento de exames médicos.

Da falta de leitos e da falta do dinheiro para a aquisição de remédios a custos elevadíssimos. Ainda bem que podemos contar com o Hospital São Vicente. Sabemos que hoje, o Hospital é a única ilha de salvação, por toda a região, de todos os doentes pobres. Sei que os ricos procuram os renomados hospitais da Capital, os trabalhadores, enquanto na ativa, têm a cobertura médico-hospitalar, paga pelas empresas em convênios com hospitais particulares. E como ficam os aposentados e os necessitados, os doentes sem amparo. Procuram a quem? Nesta terra todos os caminhos levam ao velho hospital.

Quem é pobre e necessitado, e que necessitou de atendimento médico, sabe o valor que representa esta casa de saúde para a cidade Jundiaí. O Hospital São Vicente jamais faltou no atendimento à população mais sofrida. Desmerecê-lo é um ultraje só concebido para aqueles que não sabem da realidade da vida, do sofrimento, da dor, dos que precisam e não sabem onde recorrer.

E como não ressaltar a sua exemplar equipe médica. Vimos nesta época de duros meses de combate ao desconhecido vírus, médicos expondo e dedicando suas vidas para salvarem nossas vidas. Na verdade, esta equipe médica, com seu carinho e afeto aos pacientes, faz a força e a dignidade do Hospital São Vicente. A esse hospital e sua valorosa equipe médica gostaria de dirigir uma palavra de carinho e solidariedade e acredito que a maioria do povo jundiaiense gostaria de fazer o mesmo.

Guaraci Alvarenga é advogado

 


Notícias relevantes: