Opinião

Reorganizandosua saúde

A meditação ajuda a alcançar um relaxamento profundo do corpo e da mente


divulgação
COLUNISTA LICIANA ROSSI
Crédito: divulgação

Este ano foi totalmente diferente de tudo o que já vivemos, com uma carga de dor e emoções inigualáveis. O ano está chegando ao fim e fica até estranho olhar para trás e fazer uma reflexão, porém isto é muito importante, pois pode ser a chance de um profundo aprendizado para quem estiver com a alma aberta para aprender. Checar quais áreas melhoramos e quais devemos focar mais nossa atenção para melhorarmos é um exercício simples que pode verdadeiramente nos transformar.

Esta pandemia trouxe grandes impactos na saúde, no convívio social, na economia, na política, meu Deus! O mundo ainda tenta se adaptar a tantos novos modelos de realidade em meio ao caos de mortes e novos casos de covid. Mas aprendemos a nos preocupar mais com os outros e zelar pela saúde do próximo, a valorizar mais os momentos com quem amamos e, principalmente, a cuidar mais de nossa saúde. Infelizmente, fomos obrigadas a aprender com a dor. Seguimos sobrevivendo e tentando entender e aprender algo mais.

Começar olhando para a área da saúde pode ser um ótimo recomeço, já que as atenções para a saúde nunca estiveram tão em alta. Seja reforçando seus hábitos alimentares, bebendo mais água, prometendo nunca mais deixar de lado a atividade física, sinto que as pessoas estão buscando fazer algo para se cuidarem, e isso é fantástico.

Mas não adianta estalar os dedos para ganhar imunidade, não é bem assim. Saúde é algo que se conquista, fruto de um conjunto de bons hábitos, que inclui alimentação balanceada, sono regular, atividade física, equilíbrio emocional, manutenção da ansiedade e estresse e muito mais. Infelizmente, o estresse está contagiando as pessoas no mundo todo, tanto crianças como adultos, sendo uma preocupação mundial, muito relacionado á depressão.

Como começar a reverter isso? Vamos por partes:

Saúde física: repensar hábitos alimentares, hidratação, sono e atividade física. Liste o que você tem feito por você e também o que deve fazer. Comece a colocar em ação hoje mesmo. Se ainda é sedentário esta é a chance para começar a se mexer.

Equilíbrio emocional: como você está se sentindo? Anda ansioso? A grande maioria das pessoas anda muito ansiosa. Como virar o jogo? Converse com um amigo, procure ajuda se necessário. Responda para mim agora: o que você gostaria de fazer, que ainda não fez ou parou, para ficar realmente feliz? Você tem um tempinho no seu dia para você? Tente iniciar isso ou se programe para.

Dica: inclua a meditação na sua rotina diária. Ela ajuda a alcançar um relaxamento profundo do corpo e da mente, ajudando a se livrar da ansiedade e do estresse e trazendo muita paz e serenidade para sua vida, para que você possa virar o jogo e ter um belo recomeço. Cinco minutos diários já são válidos. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física, pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA

 


Notícias relevantes: