Opinião

Podar é preciso

Pode tudo aquilo que drena a tua força e emoções e não produz nada


DIVULGAÇÃO
PASTOR DANIEL
Crédito: DIVULGAÇÃO

O tempo de pandemia e isolamento, sem dúvidas, tem sido uma experiência de muitos aprendizados. Jamais pensei que o isolamento social (momentâneo) poderia ser tão benéfico para o crescimento pessoal. Através dele, tenho percebido que posso viver sem muitas coisas, sem o convívio de muitas pessoas e também sem a loucura da rotina que vivíamos antes.

Lembro-me de quando ainda adolescente, estava conversando com meu falecido tio Edmir, administrador de uma propriedade rural, que cuidava com muito zelo e, nesta conversa, eu perguntei porque ele havia cortado as árvores, mas ele me falou que não havia cortado e sim podado.

Eu, sem conhecer muito a respeito, simplesmente disse que não havia gostado, pois tinham ficado feias e ele me falou que as havia podado para o bem, para que voltassem a florescer, crescer e dar frutos. Então, ele me explicou que os galhos velhos e doentes drenavam os nutrientes da árvore e por isso ela não dava mais frutos. De fato, após alguns meses, a árvore floresceu e deu frutos lindos.

Recordando-me desta conversa esses dias, percebi que alguns "aparos" obrigatórios, na verdade, fizeram-me muito bem. Talvez o que precisamos para crescer e desenvolver frutos é fazer determinadas podas em nossa vida. Podar pessoas, podar ambientes, podar pensamentos, podar tudo aquilo que drena a tua força e emoções e não produz nada.

Existem pessoas e relacionamentos tóxicos que precisam ser podados, assim como ambientes que frequentamos e não temos qualquer alegria ou prazer de estarmos ali, pois só nos sugam. Certos pensamentos também precisam ser podados, principalmente quando a maioria deles te desencoraja, desanima, te minimiza ou vitimiza e, que são como galhos doentes que te impede o crescimento.

Li em um livro, que o Filho de um sábio agricultor disse que seu pai corta todo ramo que não dá fruto e, mesmo o que dá, Ele limpa para que produza ainda mais. Creio que assim como eu, nestes últimos meses, você deve ter sido obrigado a podar e, se não o fez, aproveite a oportunidade e pode tudo aquilo que impede você de crescer, florescer e dar frutos.

A poda pode ser desconfortável, mas ela é essencial para que você continue a produzir. Repense tudo a sua volta e pode sem medo, dói no começo, mas a maioria das vezes você nem sente e, no final, o resultado é extraordinário.

Pastor DANIEL ANTONIO é teólogo, administrador e publicitário, MBA Coaching e Mentoring, MBA em Gestão de Negócios, palestrante do Jesus Coaching e do canal Falando sobre Deus; [email protected] e instagram: @prdanielantonio


Notícias relevantes: