Opinião

Clima organizacional

Clima é o indicador de satisfação dos colaboradores dentro da organização


ARQUIVO PESSOAL
ROBERTA
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Nos últimos meses, a insegurança, o medo e a preocupação vêm tomando conta dos colaboradores dentro das organizações, devido à pandemia do novo coronavírus, que vem gerando impactos sociais e econômicos.

Em grandes efeitos, a desestabilização de ânimos pode causar uma crise interna entre os colaboradores e possíveis quedas de produtividades, qualidade dos serviços, entre outros. Por isso, trabalhar a inteligência emocional é a melhor forma de conseguir um ambiente mais agradável possível.

Mas o que é clima organizacional?

Clima organizacional é o indicador de satisfação dos colaboradores dentro da organização, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente dela, por exemplo: identificação com a empresa, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e políticas de recursos humanos. Com ela você coleta diversos dados relevantes.

Chiavenato (1997), define o clima organizacional como sendo o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influência a motivação e o comportamento dessas pessoas. "Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivo-emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização".

Quais são os benefícios de um bom clima organizacional?

Com um clima adequado, sua empresa atrairá mais talentos, você terá em mãos, dados concretos sobre a satisfação dos colaboradores, as políticas de Recursos Humanos terá mais força, a gestão terá mais segurança em sua equipe, podendo assim evitar retrabalhos, a comunicação interna terá mais clareza, o reconhecimento de desempenho e outras questões sobre a Gestão da Organização poderá ser assertiva, favorece a tomada de decisão baseada em dados reais do seu negócio, demonstra que a empresa se preocupa com o que os colaboradores tem a dizer, aumenta a motivação e também o engajamento, cria um ambiente de trabalho mais seguro, identifica a necessidade de treinamento, entre outros benefícios.

Como posso mensurar o clima da organização?

A pesquisa de clima é uma valiosa ferramenta estratégica, fundamental para a área de Administração de Recursos Humanos, pois permite a análise interna da organização e compreende o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores. Por meio da concepção deles é possível identificar os pontos positivos e os a melhorar. Esse tipo de pesquisa constitui um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, contribuindo para o conhecimento do funcionamento da empresa.

ROBERTA CRISTINA CARPINO é supervisora de RH, psicóloga especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas organizações


Notícias relevantes: