Opinião

A posse

Pense no Sol, em qual direção crescem as árvores e as flores, se não a da luz?


divulgação
COLUNISTAS GUARACI ALVARENGA
Crédito: divulgação

O município no tabuleiro da politica interna reelegeu Luiz Fernando como seu grande prefeito. Com esmagadora maioria de votos e agora com ampla experiência política e maior conhecimento da cidade, este jovem estadista realça em seus traços mais nobres, a disposição de acreditar. E com ele, o povo acreditou.

Até aquelas pessoas que mudam de camisa conforme a temperatura política cantaram o numero 45. Não faltaram, na sua essência, os efusivos aplausos merecidos no pátio da Prefeitura. A grande vantagem de novo mandato é o que permite que o jovem governante, captado que foi, pelas lentes de um bom fotógrafo, estava acompanhado com todos os seus gestores de governo. Todo o primeiro escalão da política. Uma pessoa, ao meu lado comentou: "o que não consigo entender é o próprio prefeito. Ele não pode reivindicar conhecimento em todas as áreas. Então como é que pode ser ele este grande prefeito?"

Lembrei-me de um conto de um mestre, sobre a roda de uma carruagem. "O que determina a resistência de uma roda que leva adiante uma carruagem?"

Um dos discípulos respondeu: "não é a firmeza dos raios da roda mestre?" Ao que o mestre replicou; "porque, então duas rodas feitas de raios idênticos diferem entre si em resistência?

Nunca se esqueçam de que uma roda não é feita de apenas de raios, mas de espaços que separam esses raios. Raios fortes, mas dispersos erradamente, fazem uma roda fraca. O potencial pleno desses raios depende da harmonia com que sejam dispostos.

A essência na arte de fazer rodas de carruagem está na habilidade do artesão de conceber e criar o espaço que balanceia os raios. "Mas mestre, como um artesão se assegura da harmonia entre os raios?" O mestre respondeu: "pense na luz do Sol. Em qual direção crescem as arvores e as flores, a não ser buscando a luz? Assim se faz uma grande equipe."

A população jundiaiense conferiu mais uma vez a Luiz Fernando uma dose de elevada de carisma, uma vez que lhe atribui, por maioria, os dons da autoridade, da liderança e ousadia. Em sua posse afirmou que o jundiaiense terá orgulho de sua cidade. Sente que a sociedade quer um governo com solução e alerta: vamos trabalhar para isso.

No seu primeiro mandato, por fora e por dentro, o ser humano se tornou mais visível, de perto e de longe , pode ser visto em humildade. Que possa continuar com a liderança culta, inteligente e vigorosa, firme sem radicalismos, com ideias sem preconceitos. Para comprovar sua confiabilidade e competência basta acreditar nos trabalhos que autografou.

GUARACI ALVARENGA é advogado


Notícias relevantes: