Opinião

ESPAÇO DO CIDADÃO


CONCIÊNCIA DO CIDADÃO

Falam-se muito em sermos cidadãos conscientes, mas qual a consciência que tem essas pessoas que não usam máscara, nem o distanciamento e nem a devida higienização para prevenção da covid-19, durante esta pandemia? Sabemos que esta consciência em seguir os protocolos para evitar a proliferação da doença está diretamente ligada à ignorância da população com relação a gravidade do problema, além de certa teimosia em não aceitar seguir padrões de comportamento social. Só que essa atitude criminosa e anti social, está causando sofrimentos e mortes de nossos semelhantes, inclusive de familiares e amigos próximos.

Está mais que provado que o uso de máscara, distanciamento, uso de álcool em gel e evitando aglomerações desnecessárias, são as melhores práticas para protegermos quem amamos e o nosso próximo. Ajudando a não disseminar o vírus e a não colocar em risco nossos amigos e familiares. Reduzindo com isso mortes de pessoas inocentes, que poderiam ser evitadas. Inclusive de muitos profissionais de saúde, que acabam se contaminando devido ao alto número de hospitalizados.

Pessoas que não seguem esses protocolos, podem se consideradas inconseqüentes, ignorantes, irresponsáveis ou até criminosas, pois estão contribuindo diretamente com o sofrimento e mortes e seres humanos. Se todos seguirmos essas orientações, com certeza erradicaríamos essa pandemia em menos de 60 dias. Só precisamos que as pessoas tenham bom senso, coragem, opinião e amor ao próximo....E deixem de lado o orgulho e a teimosia.

Seria extremamente importante também que a administração pública colocasse mais agentes sanitários nas ruas para conscientizar e orientar a população, além da convocação das ongs e de demais grupos interessados em participar dessa frente, além, é claro, das muitas pessoas que cumprem o protocolo corretamente, mas nada fazem para conscientizar seus amigos, vizinhos e familiares para que também o façam.

Esta é uma luta de todos, contra um mal que pode atingir a todos. Então, pelo amor de deus, é hora de nos unirmos em um desafio em defesa da dor e da vida humana. Vamos fazer a coisa certa, mas também conscientizar quem não está fazendo...Vamos todos entrar nesta luta, pois somente assim estaremos realmente fazendo a diferença.... Ou seja, estaremos salvando preciosas vidas, inclusive as nossas.

Sérgio Benedito Zamana


Notícias relevantes: