Opinião

Uma breve reflexão sobre a vida

iver aceitando o presente e fazendo de tudo para ser feliz é um exercício e tanto


divulgação
COLUNISTA LICIANA ROSSI
Crédito: divulgação

É preciso sim viver de forma intensa, como se literalmente não houvesse o amanhã, assumindo quem realmente somos e o que realmente queremos. É preciso buscar, e viver, a nossa essência. Olhar para toda a beleza que há ao nosso redor, desde a vida que habita um vasinho de flor até a pureza do sorriso contagiante de uma criança.

Cuidado. Não perca nunca a capacidade de olhar para todas as belezas ao seu redor. Isso nos fortalece e preenche nosso corpo de energia vital. Não deixe de viver em função do seu trabalho, dos compromissos, da rotina diária, do estresse, que leva à depressão, à ansiedade, às doenças físicas e emocionais, mentais e espirituais.

Acordamos pela manhã já preocupados com o trabalho, com as contas, com os problemas do dia a dia e acabamos não dando conta daqueles que se encontram ao nosso lado, que só querem ficar pertinho e receber um carinho. Muitas vezes, no nosso dia, não há espaço para silenciar a mente por alguns instantes e perceber isso tudo, para respirar profundamente e relaxar, para agradecer.

Tente fazer do agora o momento mais precioso para você a partir deste momento, pois como disse Dalai Lama: "Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."

Estar consciente nas coisas que você faz diariamente é um privilégio, sentar para tomar um café com um amigo concentrando a atenção no amigo, brincar com seu filho sem ficar olhando o celular, conversar com sua mulher enquanto assiste ao noticiário, buscar ter paz no coração por um momento de verdadeira felicidade. Infelizmente poucos conseguem. Essa consciência é conquistada com tanto esforço. Se concentrar naquilo que você está fazendo é um hábito, que começa com treinamento. Treine viver intensamente o que está acontecendo agora. Pare de focar sempre no futuro e viver preso ao passado.

Senão, a vida passa e você nem percebe. Não queira se arrepender daquilo que você não fez, faça agora, viva o agora. Saber aproveitar e honrar o momento presente é uma das bases fundamentais para viver equilibradamente. É nopresente que estão todos os nossos desejos, potenciais, sonhos e as nossas verdades. Viver o presente é a única e maneira autêntica de existir.

Sem mais, o recado de hoje é explicitamente claro: viva de forma intensa o seu momento atual. Planeje sim, mas coloque em prática. Se organize e coloque a mão na massa. Sorria mais, sorria com os olhos, mesmo de máscara, expresse suas emoções, a vida é tão breve, cada segundo é precioso. Viva de maneira leve. Viver aceitando o presente e fazendo de tudo para ser feliz é um exercício e tanto para este novo ano que se inicia. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é pós-graduada em Treinamento Desportivo (Unicamp), Exercícios Corretivos (FMU-SP e pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA); CHEK Practitioner nível 2 e Holistic Lifestyle Coach 2 (CHEK Institute/USA), L.P.F.3, Reiki Master e graduanda Somatrianing/Eldoa (USA)


Notícias relevantes: