Opinião

Como afastar pensamentos negativos

Com 15 minutos dessa respiração, logo estaremos com pensamentos positivos e leves


divulgação
MONJA KELSANG CHIME ARTICULISTA COLUNISTA
Crédito: divulgação

Querido leitor, estamos vivendo tempos onde é mais fácil desenvolver pensamentos negativos do que positivos e altruístas.

Nem precisamos treinar para termos pensamentos negativos a respeito dos outros e até de nós mesmos.

A familiaridade com esses pensamentos faz com que nossos estados mentais se tornem também negativos.

Com essa perspectiva desfavorável será difícil a mudança para melhor. Como afastar tais pensamentos negativos?

Embora estejamos habituados com eles existe um método para nos ajudar a tirar esses pensamentos tóxicos do nosso dia a dia.

Podemos começar com uma meditação respiratória especial: sentamos de uma maneira confortável e fechamos os olhos, preferencialmente em um local silencioso.

Observando nossa respiração começamos imaginado que no espaço à nossa frente, na altura da testa, na distância de um braço, há uma luz que significa todas as coisas boas e maravilhosas do universo inteiro. Nessa luz está o amor puro, a compaixão, a esperança e a força, a verdadeira sabedoria das mentes iluminadas.

Imaginamos que ao inspirar essa luz entra pelo topo de nossa cabeça e entra no nosso corpo iluminando todos os seus cantos, além de nossa mente.

Quando expiramos sentimos que uma fumaça escura e densa, que são todos os nossos pensamentos negativos, sai de nossas narinas e se dissolve no ar.

Podemos imaginar essa fumaça como sendo todas as nossas aflições mentais, raiva, apego, orgulho etc. Tudo o que nos faz sofrer, tudo o que nos adoece.

Ao inspirar a luz de tudo que é bom, a bondade e compaixão entram e iluminam tudo novamente.

Podemos fazer esse processo, inspirando e expirando até sentirmos leveza e calma.

Se pudermos todos os dias tirar 15 minutos para fazermos essa respiração logo estaremos acostumados com pensamentos mais positivos e leves.

Tente, por favor, por uma semana, com certeza seu coração ficará mais leve e então você terá o poder para não deixar mais seu dia na mão de sentimentos ruins.

No livro "Como Solucionar Nossos Problemas Humanos", aprendemos que tudo o que experimentamos depende de como está a nossa mente.

Se a nossa mente estiver mais calma e leve, nossas experiências também serão boas e certamente cada vez mais nossos pensamentos serão positivos.

Vale a pena tentar. Independente de qualquer coisa opiniÃo, religião ou credo, é certo que ter um estado mental calmo só ajudará.

Obrigada por tentar.

KELSANG GEN CHIME é monja budista


Notícias relevantes: