Opinião

Organização para a saúde

Seu corpo clama por saúde e a imunidade pode te trair neste momento delicado


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COLUNISTA LICIANA ROSSI
Crédito: divulgação

Se a correria do dia a dia já voltou, o estresse está te dominando, você está dormindo mal, falta tempo para se cuidar, relaxar, rir mais, praticar alguma atividade física, se você se encontra acima do peso, com dores e inflamações recorrentes, é hora de acordar. Seu corpo clama por saúde física e emocional e sua imunidade pode te trair num momento delicado pelo qual estamos passando. Então, qual o primeiro passo a ser dado rumo a saúde total? A resposta é organização.

Alguns pontos precisam ser levados em consideração para que possamos olhar para a saúde de uma maneira global. Pontos como alimentação, hidratação, exercícios físicos, manutenção do estresse, sono, um momento no dia para acalmar a mente,ter hobbies ou algo que te deixe feliz são importantes no combo geral da saúde.

Sobre alimentação, devemos prestar muita atenção no que ingerimos, pois somos o que comemos. Se você costuma ingerir muitos alimentos processados, açúcares, farinhas brancas, excesso de sal, enlatados, comidas prontas, embutidos, carnes gordurosas, fast food, álcool, refrigerantes e sucos de caixinha, tudo o que não for natural, bem, seu corpo terá um trabalhão para processar tanto lixo. E esses resíduos tóxicos podem gerar alguma doença no futuro. Devemos refletir principalmente no que oferecemos para as crianças, elas irão adorar isso tudo descrito acima, mas o preço no futuro poderá ser bem caro.

Se organizar com uma lista daquilo que você precisa comprar no mercado como alimentos de sua preferência, frutas e verduras, pode facilitar sua rotina. Uma dica que dá muito certo é comprar verduras para sua salada, variadas, lavar e secar muito bem e colocá-las num pote plástico bem grande, com tampa, intercalando em camadas com folhas de papel toalha, e armazenar na geladeira. Elas irão durar bastante e você terá uma salada crocante sempre à mão. Ter sempre comida de verdade por perto, de maneira facilitada para que no dia a dia seja fácil preparar suas refeições fará com que economize dinheiro e tenha mais saúde. Congele frutas da época e deixe prontas para batê-las. Tenha sempre a mão um mix de legumes congelados para uma sopa, use a criatividade para aquilo que você gosta de consumir, mas que seja natural, facilitando o preparo.

O hábito da atividade física também é fundamental para a saúde, uma poupança para um envelhecimento saudável. E vai muito além do combate à obesidade, diabetes, hipertensão, osteoporose, dores e outros problemas. O exercício físico deveria ser indicado antes que qualquer remédio. Perdemos movimento com o passar das décadas. O exercício ajuda a equilibrar o corpo e a mente, ajuda na imunidade. Se organize para encaixar movimento na sua rotina e ganhar força física e mental.

A organização é a chave para a saúde. Reflita sobre o que você precisa fazer, mudar ou acrescentar na sua vida, liste tudo e mãos à obra. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí, pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA


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