Opinião

Respiração

Uma respiração leve e profunda fornece bem-estar e clareza mental


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COLUNISTA LICIANA ROSSI
Crédito: divulgação

A respiração é uma das funções mais básicas do corpo humano, que abastece nosso corpo com oxigênio, elimina gás carbônico e água, afeta ao mesmo tempo o físico e o emocional. Você sabia que se puder controlar sua respiração será mais fácil controlar suas emoções? Assim como as emoções podem afetar a respiração, uma respiração deficiente pode afetar negativamente as emoções. A cada emoção corresponde um ritmo respiratório. Se a pessoa está calma e relaxada, sua respiração é lenta e suave, mas se está nervosa e irritada, a respiração torna-se pesada, rápida e curta.

Ao ficarmos nervosos e estressados em determinada situação, a nossa pressão arterial aumenta, a frequência cardíaca e respiratória acelera, a mente dispara e ficamos quase que "incontroláveis". Infelizmente, não conseguimos baixar conscientemente a pressão arterial ou a frequência cardíaca, mas é possível diminuir o ritmo respiratório e, através dele, influenciar todo o organismo através de respirações lentas e profundas, de uma meditação com foco na respiração e outras técnicas que se baseiam na respiração.

Segundo Sue Falsone, ao diminuirmos nossa respiração, diminuímos também a velocidade da nossa mente, pois ela influencia diretamente nosso sistema nervoso autônomo, aquele que não controlamos. Cada sistema de nosso corpo depende do oxigênio, da cognição à digestão, diria, ou melhor, excreção, se é que você me entende. Uma respiração leve e profunda, livre de entraves e limitações mecânicas, fornece bem-estar, clareza mental, melhora o sono, todo o sistema digestivo, a imunidade e diminui os níveis de estresse.

Para ter todos esses benefícios, além de exercícios respiratórios feitos continuamente, que irão relaxar e aumentar a amplitude de toda a caixa torácica, otimizando cada vez mais o processo da respiração, uma postura adequada no dia a dia é fundamental para que os seus pulmões possam se expandir adequadamente e assim o ar possa chegar aos pulmões e o dióxido de carbono possa sair sem obstruções.

A maioria das pessoas expira apenas 70% do dióxido de carbono que deveria Se você expira bem, você inspira fácil. Respiramos em média entre 17.000 a mais de 30.000 vezes por dia, todos os dias, dependendo das suas atividades realizadas, como as esportivas. Segundo Philippi Souchard, criador do RPG, o princípio fundamental da reeducação respiratória é a expiração, que relaxa os músculos inspiratórios. Portanto, para começar a melhorar o padrão respiratório, expire profundamente, quase que suspirando, mova suas costelas, encha seu tórax para conseguir depois expelir depois todo o ar. Isso é relaxante e um belo treino abdominal.

Movimente toda sua caixa torácica. Sua coluna ficará mais forte e estável, graças as conexões do diafragma com a coluna lombar. Movimento é vida, através do movimento da inspiração e expiração você fortalecerá todo seu tronco. A respiração alimenta a vida, produz energia vital. Quando respiramos profundamente, absorvemos energia e isso gera uma enorme força revigorante dentro de nós. Lembre-se da respiração, tire alguns momentos no seu dia para respirar profundamente e veja a diferença nas suas emoções. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA e CHEK Practitioner/USA


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