Opinião

Dê o próximo passo

Pare de fingir que está tudo bem quando não está, e dê o próximo passo


DIVULGAÇÃO
PASTOR DANIEL
Crédito: DIVULGAÇÃO

Fui muito inspirado nesta última semana ao assistir a um filme chamado "Campo Minado", onde um jovem soldado se vê em um dilema de sobrevivência ao perceber que havia "pisado" em uma mina terrestre e que, se tirasse o pé daquela posição, provavelmente perderia sua vida.

Foi instigante ver como aquele soldado lidou com tal situação. Ter que se virar com todas as circunstâncias e ameaças a sua volta, como tempestades de areia, fome, sede, lobos, sono, inimigos e fora isso, a mais implacável das ameaças, que era a sua própria mente.

O drama é bem interessante e, por diversas vezes, um homem nativo da região se aproximava e o ajudava com água e com um conselho: "Você é um homem livre para dar o próximo passo!"

O próximo passo para o soldado significava a morte certa, mas o conselho dado por aquele morador era de alguém que já havia enfrentado o mesmo impasse e havia sobrevivido para contar a história.

Fiquei pensando nesta ingrata posição de estar com o pé sobre uma mina prestes a explodir, do quão desafiador seria e quais seriam as opções. Vi-me impotente e desesperado, certamente não conseguiria aguentar muito tempo na mesma posição, pois sou extremamente inquieto. Então, penso que minha melhor opção seria crer em um milagre.

Na vida, estamos sempre andando em um campo minado, sempre dando um passo após o outro, em cima de situações e circunstâncias que se armam contra nós. Às vezes, são nossos pensamentos ou palavras que nos colocam na posição de "pé sobre a mina". Quem nunca se enrascou por falar mais do que devia ou por proferir palavras mal interpretadas? Quem nunca se viu vítima de si mesmo em decisões equivocadas, achando inclusive estar fazendo o certo?

A verdade é que vivemos em meio a um campo minado e estamos sempre com o pé sobre a "bomba", mas dar o próximo passo é uma decisão que pode te libertar ou te fazer definhar enquanto as suas forças se vão.

Muitas pessoas que pisam sobre o explosivo não entendem que agora já era, não há como "despisar" e que terão que arcar com isso. Já falou, já fez, já escolheu, já decidiu e isso não tem volta! Uma vez calcado na mina, a melhor decisão é a do menor estrago possível. Às vezes é necessário apenas dar o próximo passo e deixá-la para trás, é isso mesmo, deixe a mina para trás!

Tem coisas que não valem a pena tentar remover, pois piora. Você é livre para seguir adiante.

Paulo escreve "esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que adiante de mim estão, eu sigo para o alvo", seguir à frente é a opção de ser livre.

Atendo inúmeras pessoas que estão estacionadas na vida, aprisionadas ao passado, às suas perdas e rejeições. Não conseguem avançar, pois criam suas próprias barreiras, são inimigas de si mesmas e se autossabotam.

Gente que perdeu a esperança porque o plano não deu certo, porque foi injustiçado ou abandonado. No mínimo algo você fez, basta refletir um pouco, pois colhemos o que plantamos.

A pior coisa que posso ouvir é "ah se eu não tivesse", pois é, já teve e, agora precisa fazer algo a respeito. Arrepender-se não é ficar estacionando tentando consertar o passado, mas é seguir adiante sem andar da mesma maneira. É fazer diferente e melhor, sem arrumar desculpas ou atalhos. É entender que a vida nos reserva situações difíceis e eu tenho o direito e a liberdade de enfrentá-las. É dar valor a mim, mesmo quando tudo o que tenho, é só explosão. É acreditar que vai ser diferente, que vai acontecer um milagre e que vai dar certo, embora tudo ao redor mostre o contrário. É dar o próximo passo e seguir adiante sem me importar com o que dirão, mas na certeza de que me verão seguir em frente mesmo assim.

Pare de se vitimizar e querer controlar todas as variáveis, desprenda-se daquilo que mais te prejudica: que são suas certezas tão incertas. Pare de fingir que está tudo bem quando não está, e dê o próximo passo para sair e melhorar.

Siga adiante naquele relacionamento que se frustrou, siga adiante nas decepções que te marcaram, siga adiante nos sonhos não realizados, apenas siga adiante, pois somente o próximo passo tirará você da situação em que se encontra.

Quem sabe o próximo passo não será o passo do milagre?

Pastor DANIEL ANTONIO é teólogo, administrador e publicitário, MBA Coaching e Mentoring, MBA em Gestão de Negócios


Notícias relevantes: