Opinião

Sobre ter fé

Busque a natureza como forma conexão com seu eu interior


divulgação
COLUNISTA LICIANA ROSSI
Crédito: divulgação

Sabemos que a saúde espiritual é de extrema importância para que os seres humanos tenham uma vida harmoniosa, equilibrada e feliz. Apesar de muitas pessoas saberem o que é necessário fazer para desenvolvê-la, há muitos que não sabem ou que não acham fácil trilhar um caminho de conexão com a fé e com a espiritualidade.

Quem é que não se sente em paz quando consegue ter uma conexão com a espiritualidade? Essa sensação de bem estar quando se está com esse lado da vida em equilíbrio acontece porque nossas emoções têm ligação direta com a nossa espiritualidade.

A própria definição de saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde já citava em sua definição em 1946 quea saúde ia muito além da ausência de doenças orgânicas e questões físicas, considerando saudáveis aqueles que estão em completo bem-estar físico, mental e social. Em 1988 foi incluída na definição de saúde da OMS a dimensão espiritual em um conceito multidimensional de saúde, remetendo questões como o significado e sentido da vida, e não se limitando a qualquer tipo específico de crença ou prática religiosa. No momento a definição de saúde da OMS é "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade". Lindo né.

A ansiedade, estresse, depressão ou qualquer outro sentimento negativo causa impactos na saúde física, pois questões de cunho emocional são somatizadas fisicamente e isso a ciência já conseguiu explicar. Manter um lado espiritual equilibrado e ativo só vem a somar na qualidade de vida das pessoas.

A palavra "fé" por si só, já tem uma força impressionante. As religiões falam muito em fé, mas também é possível ter fé em algo ou alguém sem que isso seja de cunho religioso. Fé nada mais é que uma organização do comportamento social e pessoal, são ideologias, culturas e demais questões que ajudam as pessoas a se conectarem com elas mesmas e com algo em que elas acreditem. A própria OMS atesta que a fé influencia na saúde física, mental e biológica.

Existem atualmente diversos centros de pesquisa que se dedicam a conduzir investigações entre saúde, fé e espiritualidade e não desperdiçam esforços em discussões sobre a fé, corpo físico, espirito, alma, divindade, criação e criador. Visto que a crença em Deus é inata, algo espontâneo no homem, algo que acrescenta e ajuda, principalmente, nos momentos de maior dificuldade. A fé ampara os homens nos mementos difíceis.

Li certa vez que o caminho da cura, do sucesso e da felicidade passa pela espiritualidade e pelo amor. É preciso praticar o amor incondicional e desenvolver capacidades de aceitação e compreensão de tudo à sua volta, é uma busca eterna pela lapidação do seu coração no amor. Esse já é o caminho para viver a espiritualidade, pois para isso você precisa transformar o sentido da sua vida, olhar para dentro de si e encarar as suas sombras, entender quem é você, para seguir rumo à sua auto iluminação.

Dalai Lama diz que a espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior. Essa transformação interna nos conduz a um caminho onde o nosso próprio corpo responde aquilo em que estamos vibrando. Se vibramos no ódio, na raiva, na mágoa, essas emoções irão reverberar em suas células. Você já viu como ocorre a vibração do som na água, por exemplo? Nosso corpo é composto 70% por água, então se você vibrar no amor, na paz, na saúde, na harmonia, isso tudo irá reverberar em suas células. Se você vibrar na fé, na esperança, na positividade, isso será refletido na sua saúde física, mental, social e espiritual.

Busque a natureza como forma conexão com seu eu interior, com algo maior para treinar a sua fé. A meditação é uma forma de conexão. A oração também. Independente da sua religião, trabalhe sua fé. Coloque fé em tudo. Tenha fé em dias melhores, na cura das doenças e não baixe sua vibração.

Mesmo quando tudo pare desandar, se você entrar nesta vibração do medo e do desespero, estará propiciando uma oportunidade do seu corpo baixar a guarda, vibrar em emoções negativas e assim abrir caminho para as doenças físicas e mentais. Procure manter sua fé e suas emoções, suas vibrações no mais alto padrão possível. Quando as coisas vão bem isso fácil de ser feito. De alguma maneira fomos treinados para hoje para passarmos juntos o por esta situação.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.


Notícias relevantes: