Opinião

A beleza de saber amar

Deixem de lado estes fantasmas de mensagens secas e agressivas


divulgação
COLUNISTAS GUARACI ALVARENGA
Crédito: divulgação

Escreveu nosso maior escritor Machado de Assis, que "cada qual tem uma maneira de amar, o jeito de amar não importa, o essencial é que sabe amar." A lua cheia, que nos viu muito antes nos nossos sonhos dourados, parece minguar nesta selvagem pandemia. Perdem-se familiares, parentes e amigos. Chora-se desolado pela frágil vida diante de um forte mal desconhecido. Sobretudo choramos por todos aqueles que nos rodeiam, no meio de tantas incertezas. Mas o que seríamos sem o coração forte pela força e forte pelo amor.

A vida, a bela vida que já vivemos, renova as energias e ameniza as marcas desta amarga angústia. Cada um no seu modo de ser, mas no seu atributo maior, por um profundo reconhecimento por viver. O reconhecimento mesmo nestes duros tempos, o de ser amado. Sim, só uma coisa pode deixar a alma completa, é o amor. E o amor não tem idade. Devemos sim, se entregar por inteiro, na certeza de que os corações não envelhecem e permanecem jovens e fortes na busca de ser feliz. Todos têm seus momentos de enlevo e se deleitam em vivenciar o amor, sentimento inquebrantável, que persiste nas fibras mais íntimas do âmago de nosso ser. Busquem o tempo perdido. Por acaso há no mundo alguma coisa mais formidável do que uma pessoa ser lembrado, amado e ajudado por tantas pessoas diferentes. Companheirismo e gratidão.

Deixem de lado estes fantasmas de mensagens secas e agressivas. Crie oportunidades de cultivar a amizade. Foi nestes dias de isolamento, ao fazer minha caminhada, pelas ruas de meu bairro, no alvorecer da luz, que cruzei com uma velha senhora. Andar lento, com um dos braços apoiado numa elegante bengala. Cabelos grisalhos com um penteado discreto, que a brisa da manhã refletia num lindo prateado. Uma máscara negra envolvia aquele rosto marcado pelo tempo. Pensando em lhe dar um agrado de incentivo, naquela manhã fria, acenei e sorri carinhosamente para ela. Devolveu-me com um meigo sorriso, desejando me saborear as delícias da vida e as doçuras da amizade.

Continuei com meus passos e meus pensamentos voaram para um passado não tão distante. Despertou em mim a colheita de que nos mantêm vivos. Quem de nós não guarda na lembrança, uma canção de amor. Quem não se sensibilizou ao ouvir versos que refletiam o seu momento e que tocaram a fundo seus sentimentos. Quem não se emocionou ao ouvir os versos de Pixinguinha, em "Carinhoso" - "meu coração, não sei porquê, bate feliz quando te vê. Do nosso Roberto Carlos, em "Emoções" - eu quando estou aqui, eu sinto este momento lindo, olhando para você e emoções sentindo. Do saudoso Chico Alves - "na carícia de um beijo, que ficou no desejo, boa noite meu grande amor." Do cantor Silvio César - "ah se eu fosse você, eu voltava pra mim" , Do poeta Vinicius de Moraes: "eu sei que vou te amar, por toda a minha vida" e o eterno Jobim "ora vejam só, do jeito que fiquei e como tudo ficou, uma saudade tão grande, nas coisas tão simples que você tocou". Quem de nós não terá sempre um filme romântico a marcar nossas vidas. Um livro de romance, que mostrou a vida e descreveu sentimentos humanos, que muitas vezes enfrentamos. A criação dos filhos amados. Ah! Os netos, há momento mais feliz? Os amigos de sempre. O silêncio de nossas preces. Quem não viveu uma viagem a dois. Quem não se lembra de uma mesa, no canto de um romântico restaurante. De uma lareira. De uma taça de vinho, De uma varanda florida, com céu estrelado. De um perfume envolvente. Quem de nós não viveu a ternura de mãos se achando. O abraço gostoso. O beijo ardente. Teve suspensa a vida, num olhar. Não sonhou acordado. E não ouviu, no calor da noite, um "te amo".

Que me perdoem os incrédulos. O amor é lindo. Namorar. Beijar, Abraçar. Experimentar. Dançar. E não venham dizer que é pecado. Pecado é não amar. Queira sempre mais e mais amor em sua vida. O prazer de amar é um dever que temos que cumprir diante de nós mesmos. Continue amando. Para sempre.

GUARACI ALVARENGA é advogado


Notícias relevantes: