Opinião

Pétalas de caridade

Sua efetiva caridade se estende às famílias mais necessitadas


divulgação
COLUNISTAS GUARACI ALVARENGA
Crédito: divulgação

"Tudo que fica pronto na vida, antes, foi construído na alma."

Era evento marcante deste encantado Clube da Lady. Festejavam-se todas as associadas, com mais de 30 anos de trabalho de solidariedade para com as pessoas, em que a vida foi menos generosa.

Por estas situações mais apegadas a amizade do que ao merecimento, recebi o grato convite depara que oferecesse algumas palavras em homenagem as ladies agraciadas.

A bem da verdade, o incenso da lisonja do convite esmaeceu com a responsabilidade do sucesso certo do acontecimento. A Casa das Letras no Paineiras Shopping estava toda iluminada.

Uma plateia elegante e perfumada tomava todo espaço disponível. Requintes de congraçamento. Os doces abraços, os meigos sorrisos, os cumprimentos efusivos, os acenos carinhosos. Verdadeiro jardim florido. Uma noite inesquecível.

Creio que ideia da luminosa Wilmaleda Loureçon em formar tão seleto grupo de voluntárias da caridade tenha surgido de uma visão colorida, de um doce sonho, em alta definição..

Formar um belo jardim de muitas flores, colhidas no seio de nossa sociedade. Flores representadas por cativantes mulheres, que exalassem delicados perfumes, de diferentes fragrâncias, mas que tivessem uma única essência: a da solidariedade.

Assim, penso se plantou um jardim, em terra fértil. Dele se colheu um ramalhete de cerca de 30 senhoras. Assim nasceu o Clube da Lady. Sempre priorizando a solidariedade, outras mulheres se somaram ao amor da filantropia. Hoje ultrapassa a marca de 400.

A voz de Ana Tonelli, a eterna vereadora de todos nós, deu a harmonia enternecedora da abertura do preito. A presidente Lucinha registrou sua emoção por tão bela e merecedora iniciativa.

Contemplei cada semblante das homenageadas sem um pingo de pressa. O que o passado tem de bom e o futuro talvez não tenha é a dádiva de não ser tocado.

Como não dedicar o respeito e a gratidão de Nair Atique, sua primeira presidenta. Mercedes Marchi, a grande fundadora da Feira da Amizade. Da incansável Maria do Carmo Magalhães Destro. Olham lá Wilma Barroso, Nenete Picchi, Eunice Pupo, Maria Alice Fossen, Elza Soares Villar, Nadir Paes, Ana Tonelli, Faustina Gonzalez, Julia Picolo, Naylor Gropelo, Nilza Machado, Isabel Carero, Aguida Jorge (in), Florencia Passarin, Maria Pontes Toledo, Judith Arruda, Maria de Lourdes Potenza, Maria Zambon de Souza, Neide Almeida Jocelina Fehr, Ana Raquel Morini, Guiomar de Almeida, Vera Maria Jovani. Aqui de meu lado a doce presença de Wilmaleda Lourenção e as agradáveis companhias de Adine Ferreira e Márcia Russi. Bem próxima de todas, a figura iluminada de dona Cidoca, Maria Silva Velho, ladeada pelos queridos e orgulhosos filhos.

Uma por uma, aqui estão reunidas mulheres da própria história afetiva deste Clube. Este jardim do clube não só cresceu na diversidade de flores, mas tornou-se um símbolo de orgulho e respeito, por toda a sociedade jundiaiense.

Sua saga, ao longo de meio século, deixa marcas que a mão do tempo não ousou apagar. Como não recordar do magnetismo do Baile das Debutantes, do encanto do Glamour Girl, da marcante e doce Barraca da Lady, de um de nossos maiores eventos sociais, a inesquecível Feira da Amizade.

Sua efetiva caridade se estende às famílias mais necessitadas, sem os alardes da vangloria. Basta simplesmente ajudar. A relevância do papel comunitário está na participação e da valiosa colaboração de suas associadas.

Com competência e delicadeza, estas mulheres evocam um sentimento contagiante de bondade, infelizmente abafado hoje pela indiferença dos chamados "tempos modernos". Mas elas não desistem, prosseguem.

A estas encantadoras mulheres, ao nome de sua atual incansável presidente Naylor Gropelo gostaria de dirigir minha palavra de carinho e respeito, pois mesmo com esta cruel pandemia não cessam suas atividades sociais, sempre na ajuda a todos, enfermos da caridade e solitários na dor. Sublime delicadeza em bem servir. Sensível arte de viver bem com a vida.

GUARACI ALVARENGA é advogado


Notícias relevantes: