Opinião

Sob tensão

Para ter um corpo livre de tensões é preciso ser livre física e mentalmente


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COLUNISTA LICIANA ROSSI
Crédito: divulgação

A tensão muscular é considerada uma resposta fisiológica ao desconforto causado em corpo por estímulos externos, é a forma que temos para nos proteger de uma ameaça física ou emocional. O estresse, a ansiedade, ou até mesmo problemas posturais, que tanto ameaçam a saúde, colocam nosso corpo sob tensão ou estresse e ele pode responder contraindo-se para nos proteger.

As baixas temperaturas do inverno também podem causar contrações musculares involuntárias. Na tentativa de nos manter aquecidos, nossos músculos se contraem e as vezes não retornam ao estado normal de relaxamento com facilidade, provocando aumento das tensões no corpo, o que pode causar dores musculares, ou mesmo articulares, aumentando a sensação de cansaço, já que teremos um gasto extra de energia, podendo dificultar ou prejudicar o sono, atrapalhando nosso dia a dia.

Além disso, a tensão muscular pode variar de intensidade e atingir principalmente os grupos musculares ligados à postura, resultando em dores nas costas, ombros e pescoço. Esse incômodo pode surgir em qualquer região do corpo.

A dor tensional também pode ser consequência de fatores ligados a uma rotina estressante, excesso de ansiedade, pressões do trabalho etc. Tais situações provocam a retração dos tecidos corporais como um reflexo físico de proteção, causado pela tensão emocional ou mesmo cansaço mental. O corpo humano é um sistema complexo onde várias áreas interagem de uma forma não linear, as emoções fluem, se movimentam em nosso corpo e produzem efeitos em todo nosso organismo, assim como nossos pensamentos. Somos capazes de criar tensões dependendo do que pensamos. É complexo, profundo, porém verdadeiro.

Quando falamos do corpo humano, estamos falando de uma estrutura viva, que se movimenta o tempo todo, modificando-se constantemente, onde tudo o que acontece tanto no meio interno quanto no externo pode afetar a organização desse sistema complexo. Corpo e mente trabalham juntos para nossa sobrevivência.

Entendendo isso, podemos começar a pensar no que fazer para diminuir os efeitos da tensão. Para ter um corpo livre de tensões é preciso ser livre, tanto fisicamente quanto mentalmente. Se algo te "trava", olhe para isso. Talvez você esteja precisando se movimentar mais, por exemplo. Ou trabalhar crenças limitantes. A tensão nos prende, nos limita dentro de nós mesmos. É preciso liberdade corporal para que tenhamos liberdade mental. Corpo e mente sempre caminham juntos.

Eu vejo o movimento como a ponte, o objeto de transformação e libertação para a saúde física e mental. E uma das formas de movimento mais libertadoras que eu conheço é a respiração. E para que ela aconteça de forma ampla e profunda, é preciso estar livre de tensões. A respiração modifica o estado de pré-tensão no corpo e vice-versa. Consigo através do ritmo respiratório secretar mais cortisol, o hormônio do estresse, ou menos. E isso pode influenciar positivamente o negativamente todo o sistema miofascial, refletindo em tensões e dores.

O treino respiratório foi a forma que eu escolhi para trabalhar as pessoas tanto com dores como com estresse e tenho recebido feedbacks incríveis. Percebi que as pessoas não sabem respirar. Acreditam? Você já parou para checar sua respiração? Vamos respirar um pouquinho?

1-) Deite-se no chão, com joelhos flexionados, mantenha a coluna neutra (nem com uma curvatura lombar de mais nem de menos) e coloque suas mãos em suas costelas, na lateral do corpo e sinta sua respiração. Suas costelas se movimentam? Tente expandir suas costelas lateralmente enquanto enche toda a sua caixa torácica de ar, num movimento ascendente, em direção à sua cabeça, inspirando pelo nariz lentamente. Ao exalar, pelo nariz ou pela boca, lentamente, sinta suas costelas retornando. Inspire em 3 segundos e exale em 6 segundos. O objetivo é expandir as costelas.

Faça esse exercício respiratório sem pressa, para relaxar. Com essa respiração lenta e profunda, todas as tensões irão diminuir. A respiração tem o poder de alterar nosso sistema nervoso, trazendo muita paz e tranquilidade, além claro, de muita saúde a todos nós. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é pós-graduada em Treinamento Desportivo (Unicamp), Exercícios Corretivos (FMU-SP e pela Academia Nacional de Medicina Esportiva - NASM/USA); CHEK Practitioner nível 2 e Holistic Lifestyle Coach 2 (CHEK Institute/USA), L.P.F.3, Reiki Master e graduanda Somatrianing/Eldoa (USA)


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