Opinião

Cem anos de história

O Ipiranga tem um passado registrado na própria história da cidade


divulgação
COLUNISTAS GUARACI ALVARENGA
Crédito: divulgação

Avenida São Paulo, 77. Este foi o endereço de uma grande marca da querida Vila Arens. Ali, com uma trajetória excepcional, na vida social e esportiva da cidade, perpetua-se ainda a sede da gloriosa Associação Atlética Ipiranga. Na galeria de seus presidentes, nomes de destaque de nossa sociedade. Francisco Nano, Lázaro de Almeida, Tolmino Fabrício, Luiz Dematei, João Carbonari, capitão Faria Neto, Ednei Duarte, Dr. Guido Valente Júnior, Henrique Parra Parra, Ardrovani Cipolato, Waldemar Figueiredo. O tradicional clube chegou no seu final ao completar 100 anos de existência. Ao folhear o livro de sua história, não podemos deixar no esquecimento sua trajetória vitoriosa e inesquecível pelos campos de futebol de nossa terra. O clube tem um passado registrado na própria história da cidade.

O famoso "Falcão Negro" teve feitos inesquecíveis. Tricampeão em 58/59/60, sob o comando do grande Silvio Pradela, do Zinho e do querido Benoni Pires. Verdadeiros "craques da bola" vestiram a sua jaqueta sagrada. Mazzaropi, Guido, Zinho, Baiano, Álvaro Bizarro, Carlão, Zé Carlos, Vianor, Cheirinho, Bodinho, Tião, Zé Acorinte, Boa, Fernandes, Paschoal Suenson, Zuin, Ninho, Ituano, Erasmo, Wanderlei, Bráulio, Wilson, Alcir, Becati, Enio, Lula, Guerra, Giliolli, Roquinho, Cazu, Jesus, Mauricio, Barretinha e o gigante eterno Martinelli. No ano de 59, destaca a figura de Ponce de Leon, um dos grandes jogadores do nosso futebol. Em 61 e 62, o público esportista aplaudiu os profissionais Haroldo Barros, Itamir, Becece, Neves, Titã, Índio, Wilson, Alcir e tantos outros que envergaram a camisa ipiranguista. Folheando seu álbum histórico, fomos encontrar um página singular, que mostra o quanto este clube é querido em Jundiaí.

Em 1983, um grupo de futebolistas, formado de amigos, médicos, professores, engenheiros entre outros boleiros, se encontrou para vestir a camisa do Falcão Negro, agora para disputar o badalado campeonato de Veteranos da Liga Jundiaiense de Futebol. Na fotografia da campeã A.A.Ipiranga, personagens tão queridos e conhecidos por todos nós. O elegante porte do goleraço Tioca. Quem diria ver famosos nomes da medicina local, como campeões da bola. Itibagi, o primeiro ala direita verdadeiro do futebol, o volante "pegador" Ananias, o sóbrio Bagatin, a categoria de Erickson Bolisani, o intrépido Bongiovani, o imarcável centro avante Luporini, o estilo clássico do Maia, o saudoso cavalheiro da bola Roberto Cury. As figurinhas "carimbadas" do maestro Bissoli, do xerife Difu, do secretário Borelli, do "ganso" Lorenção,, a classe irretocável do Formiga, o "cabecinha de prata" Geraldão Bueno e mais, o Belodi, André, Batista, Adelino, Amylton, Zé Capato, Periquito, Mingo, Tião, Wayne, o amigo Giba, só o eterno Nilton Santos foi melhor como ala, Guina e o incansável Adelino da Cosmar. Todos sob comando enérgico do aristocrata dr. Guido Valente Jr.

Lembrança saudosa de Ismael Buzetto (Pega), ensinou tudo para o filho, o grande artilheiro Tigrão, do nosso fut sal. Quero destacar aqui a figura grandiosa do saudoso do inesquecível Zé Gazzolla. O Zé, nosso maior esportista, irmão do nosso querido homem mais doce, Orlando Gazzola. Estimado por todos, o Zé foi um dos mais vibrantes esportistas de Jundiaí. Seu amor ao futebol está eternizado em cada pedaço de campo de nossa cidade. Criatura abençoada por Deus. Um por um, aqui estão reunidos aqui alguns personagens da própria história afetiva desta agremiação alvinegra, que deixa um passado dos mais honrosos e dignos a todos seus admiradores. A todos, indistintamente, que fizeram desta A.A. Ipiranga, no seio desta incomparável Vila Arens, um clube de respeito e vitorioso, na melhor tradição da nossa terra. Chegou ao seu fim, mas não ao seu final. Valho-me da reverência por saber que jamais será esquecido na memória de sua gente.

Que o sino de sua Igreja continue anunciando as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição sobre todos nós.

GUARACI ALVARENGA é advogado


Notícias relevantes: