Opinião

Iludida realidade

Nossa vida é muito mais profunda do que essa ilusão vendida


Divulgação
Pastor Daniel
Crédito: Divulgação

Uma das artes mais antigas e interessantes é a mágica ou ilusionismo. É impressionante como alguém com habilidade e criatividade é capaz de criar situações impossíveis e fazer parecer tão real a ponto de muitos em sua inocência e desconhecimento acreditarem no feito.

Muito provavelmente você já se viu admirado por alguma mágica realizada diante dos seus olhos ou até mesmo através de um vídeo.

Fazer objetos e pessoas desaparecerem, flutuar como se estivesse voando, fazer parecer real uma pessoa sendo serrada ao meio, transformar objetos em outras coisas, e tantas outras "mágicas" que são realizadas que encantam plateias arrancando aplausos e admiração principalmente das crianças que facilmente são iludidas devido a sua inocência.

Nosso mundo hoje é direcionado pelas coisas digitais. Esta é a era digital, a era da tecnologia e toda a nossa percepção de mundo não se dá mais pelas experiências presenciais e palpáveis e sim por tudo aquilo que o mundo digital nos traz e diz ser a realidade.

Somos conduzidos por aquilo que as redes sociais nos dizem. Somos levados a ver e crer em uma realidade que nos é apresentada por vídeos, fotos, artes publicitárias onde tudo pode parecer ser a verdade mas como no ilusionismo é apenas a habilidade e criatividade do homem em fazer parecer ser real aquilo que não é.

Estamos vivendo dias de enormes ilusões que se transformam em "realidade" para muitos que são pegos em sua inocência. Não digo isso apenas nas notícias ou montagens que são colocadas e apresentadas para puro fim comercial, mas também nas ilusões que são apresentadas no cotidiano das pessoas tentando apresentar uma realidade inexistente da sua vida fazendo que outros acreditem e que ainda desejem ser aquela pessoa ou estar naquele lugar quando tudo não passa apenas de uma ilusão criada com habilidade e criatividade.

Se a grande realidade do nosso mundo fosse aquela que é apresentada nas redes sociais estaríamos vivendo em mundo praticamente perfeito.

Vemos fotos maravilhosas expondo uma alegria sem fim com frases e pensamentos profundos e impactantes que despertam em quem vê questionamentos pessoais num grande conflito por não estar vivendo a mesma coisa, mas quem disse que estão vivendo aquilo?

Estas frases de efeito postadas na sua grande maioria não são vividas por aqueles que as postam, é apenas um recado para outros ou um desejo de "likes" em sua postagem. Martin Luther King, Gandhi, Abraham Lincoln e tantos outros nunca foram tão citados como agora e inclusive algumas frases acredito que nem sejam deles mas lhes são atribuídas para ganhar peso com seu nome.

Vejo fotos maravilhosas de pessoas sorrindo em lugares fantásticos mas que depois que desliga a câmera a realidade é de uma vida vazia e infeliz. Famílias que postam fotos unidas em abraço mas que depois da foto cada um vai para o seu canto e não se conversam.

Vejo também casais que estão vivendo em pé de guerra com agressões físicas e verbais, brigando constantemente mas que nas redes sociais se mostram apaixonados e os mais felizes da terra.

Esta é a iludida realidade que as pessoas tem buscado viver. São todos mágicos dos tempos modernos que distraindo os seus expectadores constroem cenas maravilhosas daquilo que não existe.

Nossa vida é muito mais profunda do que essa ilusão vendida. Ela tem muito mais propósito e sentido do que essas enganosas aparências. Podemos ser e viver exatamente como somos com nossos erros e acertos, alegrias e tristezas, bons e maus momentos pois essa é a dinâmica da vida e isso a torna bela, especial e personalizada pois a sua experiência é sua e de mais ninguém. Que espetacular isso! Deus nos proporciona experiências personalizadas pois nos vê como indivíduos e se preocupa com cada um de nós.

Quando vivemos apenas a ilusão não podemos experimentar a transformação das situações que nos aflige. Nenhum problema pode ser tratado se este não for apresentado ou admitido. Nenhuma vitória chegará se não houver batalha a se enfrentar. Nenhuma vida será real se nela não houver dificuldades a se superar, erros para corrigir e falhas para se aprender e amadurecer.

Em tudo isso Deus sempre nos ajudará. Viva a realidade e não a ilusão e então você realmente poderá ser feliz.

Pastor DANIEL ANTONIO é teólogo, administrador e publicitário, MBA Coaching e Mentoring, MBA em Gestão de Negócios, palestrante do Jesus Coaching e do canal Falando sobre Deus;
[email protected] e
instagram: @prdanielantonio

 


Galeria de Fotos


Notícias relevantes: