Opinião

SEMANA DO SACO CHEIO


Alexandre Martins
Elisa Carlos
Crédito: Alexandre Martins

O cara que criou esse jargão é um gênio, um exímio conhecedor das datas comemorativas e feriados nacionais. A semana do saco cheio não poderia ter outro nome, acho até que deveríamos criar uma petição para institucionalizá-la formalmente.

A gente começa a semana comemorando um dia muito importante, dia 11 não é oficialmente feriado, mas é o dia mundial do bambolê. Depois eu procurei se havia algum dia comemorativo do pogobol, mas não tem, achei uma pena.

Para mim dia 12 deveria ser o dia mundial dos dias comemorativos.

Para os amantes da história, no dia 12 de outubro de 1492, Cristóvão Colombo deu seus primeiros passinhos aqui na América e quase 400 anos depois, Dom Pedro I virou Imperador, aliás, bem no dia do aniversário dele.

Mas o mais óbvio é o dia das crianças, mas só aqui no Brasil, porque no resto do mundo se celebra no dia 20/11, que foi o dia em que em 1959, a Unicef oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Mas como o Brasil é de vanguarda, a gente já tinha oficializado a data em 1924.

O feriado em si é mais recente, foi institucionalizado em 1980 para honrar a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Foi bom eu ter descoberto essa informação, porque dia 12 também é dia do engenheiro agrônomo, desde 1933, quando a nossa profissão foi regulamentada. E eu logo pensei: "uma regulamentação em pleno feriado???" Tava achando o Brasil eficiente demais…

Dia 12 também é dia do corretor de seguros, dia nacional da leitura e do mar. Talvez seja por isso que todo mundo desce para a praia nesta semana.

Na Alemanha, também não tem aula nas escolas, mas eles não chamam essa semana de saco cheio, mas sim de semana da batata. É resquício de uma época em que as crianças ajudavam os seus pais nos cultivos. Ainda bem que isso rola na Alemanha, né? Imagina se algum agricultor precisasse de um engenheiro agrônomo no dia 12? Melhor pedir ajudar a Nossa Senhora da Aparecida…

E aqui no Brasil, as comemorações não param! Dia 13 é dia do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional e do moço espírita, mas só do moço, da moça é outro dia! E o mais importante é que dia do mau humor! Quem não tava de saco cheio até agora, no dia 13 tem que ficar!!!

Como eu não estou de saco cheio e nem como batata, acho que vou fazer uma malinha para a Índia, lá também tem muita comemoração e um monte de feriado, não para cultivar batata e nem porque tá todo mundo de saco cheio, mas para uma profunda limpeza espiritual.

Boa sorte para todos nós.

ELISA CARLOS é mãe da Nina e da Gabi, engenheira, especialista em inovação e head de operações da SOFTEX Nacional


Notícias relevantes: