Opinião

O segredo do sucesso

Sucesso é mais simples do que uma busca desenfreada para ser milionário


DIVULGAÇÃO
PASTOR DANIEL
Crédito: DIVULGAÇÃO

Certamente você, querido leitor ou querida leitora, já se deparou com esta frase como propaganda de algo "bom": "Descubra o segredo do Sucesso".

Há muito tempo a humanidade vem perseguindo o sucesso, desde a mais remota época o homem busca lograr êxito em suas realizações chamando isso de sucesso.

Cada dia vemos mais cursos sendo oferecidos nas redes sociais de grandes gurus que afirmam ter para te passar o segredo do sucesso obviamente ao preço que traz sucesso para ele.

Os que vendem sucesso só o vendem porque o seu sucesso se deu vendendo algo que eles ainda não haviam conquistado (em sua esmagadora maioria). Sucesso no trabalho anterior já havia acontecido? Sucesso na família? Sucesso nas suas realizações pessoais anteriores? Vejo que muitos vendedores desse "sucesso" só alcançaram seu próprio "sucesso" vendendo um sonho, um desejo que eles mesmos não haviam ainda alcançado.

Um dos mais renomados vendedores de sucesso (sendo bem-sucedido de fato) Thiago Nigro em um podcast deu o segredo do sucesso para se tornar milionário, e a base de sua dica foi simplesmente copiar os outros dando uma cara diferente, sendo ativo nas redes sociais e buscando um nicho específico para que você venda cursos a quatrocentos e noventa e nove reais e em dois anos se tornar milionário, uaaaaauuuu parece tão simples, tão fácil que todos começaram a tentar. Multiplicaram-se os vendedores de sucesso de maneira exponencial e agora todos serão milionários em dois anos. Se todos fizerem isso quem vai consumir o seu produto?

Creio que a definição de sucesso é muito mais simples do que uma busca desenfreada para ser milionário, famoso, poderoso ou requisitado, para mim sucesso está muito mais relacionado a contentamento.

Contentamento é a capacidade de ser feliz em toda e qualquer situação. É encontrar realização naquilo que você é e não no que você faz. É entender que a simplicidade é a maior fornecedora do sucesso, pois se pararmos para pensar bem não precisamos de muito para ser feliz.

Aprendi algumas lições com meus filhos, tenho um lindo menino nove anos e uma doce princesa de seis anos. A pandemia nos trouxe a oportunidade de passarmos mais tempo juntos e isso foi muito especial. Muitas vezes nós pais buscamos oferecer aos filhos o que há de melhor, a melhor roupa que pudermos dar, os melhores passeios, os melhores restaurantes, os melhores e mais caros brinquedos achando que isso lhes trará contentamento trazendo sucesso na nossa empreitada como pais, mas aprendi muito com eles.

Aprendi que uma caixa de papelão com o pai brincando junto é muito mais valioso do que um playstation de última geração. Que tomar chá com a minha filha e brincar de forca faz mais sucesso do que a Barbie mais cara. Aprendi que uma volta na rua ou na praça de bicicleta ou com uma bola ou ainda só pra correr é melhor do que qualquer parque de diversões. Que uma lasanha de pão pulmann feita pelo papai (e é top, risos) é melhor que a comida de qualquer restaurante no mundo.

Acontece que nós direcionamos a nossa ideia de sucesso para coisas, fama, dinheiro, status, cargos, poder quando o sucesso e encontrar contentamento com o que tem e com quem você é na simplicidade, podendo sempre melhorar, é claro, mas feliz pelo que é pelo que já alcançou mas acima de tudo encontrar realização nas pessoas que te cercam.

Eu sou um homem de sucesso porque encontrei realização na minha esposa, nos meus filhos, nos meus amigos, nos meus irmãos, nos familiares, nos meus pais, é meu tempo com eles na simplicidade de apenas estar com eles para fazer eles felizes é que encontrei a minha realização e a base de todo o meu sucesso.

Não que não goste de coisas boas, mas o que realmente é bom? Bom é fazer alguém feliz e estar feliz com alguém.

O sucesso é individual, ele é alcançado dentro de você naquilo de que de fato te realiza e não naquilo que prova algo aos outros. Muitas vezes as pessoas para mostrar sucesso compram o que não precisam, com dinheiro que não possuem para impressionar quem não conhece.

Dias atrás completamos 17 anos de casados e postei uma foto em meu perfil. Algumas pessoas comentaram falando como estamos felizes e transmitimos isso na fotografia, aquilo alegrou o meu coração pois não fazemos poses para impressionar, não tiramos fotos para mostrar algo que não é realidade, somos felizes, temos sucesso pois no pouco ou no muito encontramos realização um no outro em nossa família.

Qual o teu parâmetro de sucesso?

Pastor DANIEL ANTONIO é teólogo, administrador e publicitário, MBA Coaching e Mentoring, MBA em Gestão de Negócios, palestrante do Jesus Coaching e do canal Falando sobre Deus; [email protected] e instagram: @prdanielantonio


Notícias relevantes: