Opinião

Empoderamento pessoal

O empoderamento pessoal é a nossa maior defesa contra as adversidades


Divulgação
Liciana Rossi
Crédito: Divulgação

Ontem escrevi um post sobre empoderamento feminino, mas refletindo um pouco, percebi que tanto os homens quanto as mulheres necessitam de um empurrãozinho para assumir este lindo poder que temos: o de dominar as nossas vidas, de nos valorizarmos mais, de buscarmos a felicidade e assumirmos as nossas escolhas.

Empoderar-se significa ter poder sobre si mesmo, se tornar ainda mais poderoso, ser dono de sua própria vida, sem medos e culpas, apenas buscando o que for necessário com felicidade e muita energia para chegar aonde queremos.

O empoderamento pessoal é a nossa maior defesa contra as adversidades da vida. Você conhece alguém que nunca passou por um momento difícil na vida? Se conhece, pergunte a esta pessoa o que ela aprendeu com a situação? Geralmente, as pessoas mudam e crescem muito em momentos de dificuldade.

Porém, numa situação difícil, ao acreditarmos que não temos forças para sair daquela posição, nos tornamos cada vez menores em meio ao caos, sem forças para lutar, e perdemos as rédeas da situação, dando passagem para a depressão, para que outros decidam os nossos caminhos por nós. É preciso reassumir o seu poder. Mas não é fácil sair do fundo do poço e arregaçar as mangas para recomeçar.

Mas lembre-se, ser difícil não quer dizer que seja impossível. É preciso organizar o corpo, a mente e o espírito. É chegada a hora de fortalecer-se por inteiro. Sim, treinar mesmo, fisicamente, mentalmente e espiritualmente. Vamos começar?

Primeiro passo, mudar o mindset, ou seja, mudar a mentalidade, o modo como encaramos a vida, que acaba influenciando nossas crenças e valores e que nos leva a agir de determinada maneira de modo consciente ou mesmo inconsciente. Comece a olhar para si mesmo de uma maneira positiva, use até mesmo as mentalizações para que consiga visualizar-se forte, estável, poderoso. Assuma, mesmo que só neste "filminho" mental, as rédeas da situação, colocando-se no lugar que você merece. Nosso subconsciente absorve a positividade e a traz para nossas vidas, aceitando-a como uma verdade absoluta. Somos aquilo que pensamos. Quem estuda a lei da atração sabe que atraímos para nossas vidas as experiências que correspondem aos nossos pensamentos e sentimentos dominantes.

Segundo passo, fortalecimento mental. Uma vez que já mudou o minset, é hora de assumir o controle da sua mente, pois saúde mental é sinônimo de qualidade de vida, de equilíbrio entre sentimentos e emoções, de estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitando as situações adversas e sabendo lidar com elas com maturidade, reconhecendo seus limites e buscando ajuda, quando necessário.

Terceiro passo, fortalecimento físico. Sim, com um corpo forte e ativo fica mais fácil empoderar-se. Isso por que a nossa postura reflete as nossas emoções e a saúde física é um dos pilares do bem-estar. Um corpo sadio, em pleno funcionamento, bem nutrido, ativo, com bons hábitos já é empoderado por si só. Esta força física, a vitalidade, a jovialidade que estas pessoas têm impactam no seu poder sobre si mesmo. Fica mais fácil para um guerreiro forte vencer a batalha do que o guerreiro frágil.

Quarto passo, fortalecimento espiritual. Ter uma crença, acreditar em algo maior, se conectar com o Divino que habita em você e utilizar toda essa grande energia ativada nas práticas espirituais, sejam quais forem, e utilizá-las em prol do seu crescimento e desenvolvimento é muito saudável e só faz bem, só aumenta o nosso poder sobre nós mesmos. Pessoas mais espiritualizadas, com um propósito de vida, vivem com mais qualidade e por mais tempo, segundo estudos. Esta busca por uma conexão, transcendência, com o sagrado, com a natureza, nos fortalece muito e nos torna gigantes perante a vida.

Seguindo estes passos para fortalecimento de si mesmo, assumindo a responsabilidade do bem-estar físico, mental e espiritual, através do autoconhecimento, do respeito por si mesmo e principalmente, do amor próprio, assumindo escolhas, deixando de lado o que os outros irão pensar, se colocando sempre em primeiro lugar, dizendo não quando necessário e ouvindo sempre sua intuição, somente assim você estará cada vez mais empoderado para utilizar todo esse poder em sua própria vida. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é pós-graduada em Treinamento Desportivo (Unicamp), Exercícios Corretivos (Academia Nacional de Medicina Esportiva dos USA), CHEK Practitioner2, HolisticLifestyle Coach2, CHEK Institute/USA, L.P.F. Specialist e graduanda SomaTraining/ELDOA-USA


Notícias relevantes: