Opinião

Sob o sol da boa terra

Encanto e beleza formam um cenário maravilhoso de natureza


Divulgação
Guaraci Alvarenga
Crédito: Divulgação

Uma cidade de muitos sabores. Da história da imigração italiana às tradições trazidas não só pelos italianos, mas pelos tantos imigrantes que aqui chegaram, tudo isso temperado com muito das tradições caipiras de nosso interior, descobre-se uma terra cheia de encantos da vida. Há espaço e lugar para qualquer visitação pública. Para quem aprecia a preservação da memória cultural da cidade encontra nos museus Histórico Cultural, conhecido como Casarão, Companhia Paulista e atelier de artes Alice Vilhena grande parte da sua história. Para quem gosta de passeios, ar livre, banhos de sol, natureza seduzem-se com os parques: o Botânico do Eloy Chaves, o do Jardim do Lago, o belo Engordadouro, o jovem Tulipas, o exuberante e cativante Jardim Botânico, o mágico Mundo das Crianças e o extremo prazer do Parque da Cidade. Não é preciso muito para descobrir os benefícios ao fazer uma trilha. A atividade, além de ser caracterizar como um encontro com a natureza, também tem a finalidade de ser feita de acordo com o ritmo. Basta um calçado apropriado e uma mochila com seus itens essenciais como água e alimentos. Divirta-se com a trilha da Biquinha, Mirante e Paraíso, Jabuticabeiras na Serra do Japi, a Pedra da Baleia e a bucólica Fazenda de Guaixunduva e bela cachoeira de Morangaba.

Para quem procura gastronomia, as rotas turísticas oferecem espaços com primoroso cardápio recheado de peixes, estabelecimentos especializados em suínos e outros com comida típica caseira. As paisagens naturais dos restaurantes, pesqueiros e do próprio trajeto são sempre um atrativo a mais. Somam-se as diversas as possibilidade para que os visitantes possam tirar ao sapato e sentir a terra a seus pés. A rota da Terra Nova é um lugar cheio de prazeres que não encontramos mais nas cidades grandes. Lugar de muitos arvoredos e das especiarias da carne suína saborosas. Tem ainda a rota do Castanho, com muita cultura e gastronomia, tudo temperado com muita tradição do bem comer. Acompanhe a rota da Cultura Italiana, toda simplicidade do campo e os sabores especiais da gastronomia italiana, sem contar nas cerimônias de casamentos, divertidas e aconchegantes típicas do viver dos italianos.

Outra rota imperdível, a do Vinho. Cada história das famílias que fazem parte da rota do Vinho são únicas, assim como seus vinhos e outras bebidas artesanais. A Rota da Uva comprova por que a cidade foi alcunhada de Terra da Uva. Compra de frutas, legumes e verduras frescas são encontrados in natura. Seus morangos e uvas são de plantio próprio, vindo de uma cultura familiar, de pai para filho. Encanto e beleza formam um cenário maravilhoso de natureza, tornando-se emocionante e inesquecível. O Circuito das Frutas mostra um lado intenso de prazeres da cidade. Em meio a tantas opões, os atrativos rurais recebem enorme destaque. O dia a dia do campo, as tradições, a culinária e as frutas frescas, colhidas direto do pé, são alguns dos atrativos cercados pela hospitalidade tão característica do interior, que podem ser vistos.

O fluxo de turistas que visita o município, em especial aos finais de semana, vem crescendo de forma significativa. Muitos turistas provenientes de São Paulo, Grande São Paulo, Campinas, ABC Paulista e Litoral deslocam-se para Jundiaí, predominantemente para as áreas rurais, em busca dos atrativos como adegas tradicionais, compra de frutas direto do produtor e restaurantes rurais. A diversidade de opções convida o turista a degustar cada momento em nossa cidade. Nossos bairros bucólicos Caxambu, Colônia, Toca, Roseira, Terra Nova, Traviú, Santa Clara, Corrupira, Poste, Castanho e adjacências compõem um distrito de inigualável beleza e encantamento. A uva in natura, os vinhos artesanais, os doces, as geleias, os pães caseiros, os bolos, as massas grano duro, são especiarias e quitutes que fazem os melhores sabores da vida. Podemos hoje afirmar que a rota de Jundiaí é uma rota de cores, paisagens e sabores indescritíveis. Desfrute estes primores, que tais não se encontram mais, nesta correria vida moderna.

GUARACI ALVARENGA é advogado


Notícias relevantes: