Opinião

Responsabilidade consigo mesmo

Acredite que você tem poder sobre sua saúde


Divulgação
Liciana Rossi
Crédito: Divulgação

Chegou dezembro, chegou a hora do balanço mental deste ano, onde devemos parar por alguns instantes e pensar sobre tudo o que se passou, juntarmos tudo aquilo que foi bom, guardarmos com carinho na memória, e de começar uma faxina mental de tudo o que não foi tão bom assim e colocar todo o "lixo" para fora.

Antes de começarmos a fazer planos futuros, ainda temos tempo de começar aqueles que não foram colocados em prática e que eram metas para este ano. Sim!!! Ainda dá tempo. Li dia destes que: "depressão é excesso de passado, estresse é excesso de presente e ansiedade é excesso de futuro". Minha sugestão é que você comece olhando para a sua saúde e se livre de qualquer tipo de excesso. O que é possível fazer para melhorar sua saúde? Vamos começar por aqui? Pois sem saúde não conseguiremos seguir todos os nossos sonhos, sejam eles quais forem.

Por que adoecemos? Segundo David Monduci, autor do livro "Saúde & Vida, uma abordagem espiritual sobre emoções e doenças", a doença é consequência de uma batalha emocional contínua entre o querer, o poder e o dever. Isso tudo acaba criando muitos conflitos internos. A mente é a prima-dona absoluta na nossa existência. Sendo assim, nosso corpo físico e a nossa biologia são adereços completares. A doença é uma forma do nosso inconsciente chamar a nossa atenção, de nos colocar no caminho correto.

Essas palavras são profundas e beiram um leve desconforto, pois nos colocam em nosso verdadeiro lugar, como protagonistas de nossas próprias vidas. Somos incontestavelmente responsáveis pela nossa vida. Quanta responsabilidade.

Depois desse choque leve e cheio de boas intenções, quero aproveitar para afirmar o quanto você é poderoso e pode seguir pelo caminho correto, rumo à saúde. Não precisa esperar que seu corpo te conduza para uma doença, como forma de chamar sua atenção. Vamos trabalhar rumo à prevenção e à saúde. Esse balanço mental é para que você dê hoje mesmo o primeiro passo, colocando a pessoa mais importante do mundo em primeiro lugar, que é você.

Sente-se por um instante sozinho, respire fundo e pense no seu ano, agradeça por estar aqui e use a sua respiração de forma profunda, expirando lentamente como forma de acalmar a mente, de focar nesta retrospectiva, sem julgar absolutamente nada, apenas olhando como um expectador, para poder escolher o que ficará e o que será jogado fora.

Após esta faxina mental, envolva-se numa cor de sua preferência e bem leve e clara, e comande ao seu corpo que... (escolha o comando necessário, para sua saúde, por exemplo, este comando deve ser claro, firme e amoroso). Reflita um pouco sobre quais serão as mudanças necessárias para que você conquiste a saúde que almeja. E comece a agir assim que sair dessa reflexão, nunca deixe para depois, afinal você agora está em primeiro lugar, lembra? Finalize envolto em um arco-íris que te abraça numa espiral dos pés em direção à cabeça, e que penetra seu corpo iluminando, corrigindo e equilibrando todas as suas células. Acredite que você tem poder sobre sua saúde. Você pode colocar estes padrões mentais positivos para se curar. Todos temos este poder, só não lembramos disso. É preciso muita conexão e paz, muito amor em si mesmo para comandar e acreditar nesta possibilidade. Após estes minutinhos de conexão, agradeça (utilize a sua crença) e se necessário, faça esse exercício diariamente para que fique marcado no seu inconsciente.

Esta foi a parte mais fácil, agora é hora de ter atitude para seguir no rumo certo. Corrigir a sua alimentação, beber mais água, melhorar o sono, ficar menos no celular, se movimentar mais, pensar de maneira positiva, exercer sua fé, querer viver bem e deixar um legado, cuidar da natureza, fazer bem ao próximo, colocar amorosidade em suas palavras, sorrir mais, ter mais calma e cuidado para não ferir aqueles que estão ao seu lado, ser uma pessoa correta consigo e com o próximo. Tudo isso gera um campo energético propício para que você conquiste tudo aquilo que deseja.

Utilize este exercício em prol da sua saúde, de um sonho profissional, seja o que for. Use sua mente a seu favor. Você ficará impressionado com seu próprio poder. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é pós-graduada em Treinamento Desportivo (Unicamp), Exercícios Corretivos (Academia Nacional de Medicina Esportiva dos USA), CHEK Practitioner2, HolisticLifestyle Coach2, CHEK Institute/USA, L.P.F. Specialist e graduanda SomaTraining/ELDOA-USA


Notícias relevantes: