Opinião

É Natal

Deu confiança aos incrédulos, crença aos descrentes, compreensão aos fracos


divulgação
GUARACI ALVARENGA
Crédito: divulgação

Celebraremos com a comunidade cristã no mundo todo mais um Feliz Natal. Os seguidores das pegadas de Jesus, cada um dentro de seus princípios cristãos, nesta época do ano, celebram o seu aniversário.

"Foi no dia 24 de dezembro que José e Maria iam a caminho de Belém para o censo, tal como havia ordenado César Augusto. José ia caminhando, e Maria, a ponto de dar a luz ao seu filho, estava sentada em um burrinho. Meses antes, o arcanjo Miguel havia visitado Maria para lhe dar a notícia que do seu ventre nasceria o filho de Deus, um menino que se chamaria Jesus.

Quando chegaram a Belém, Maria e José buscaram um lugar para se acomodarem, mas chegaram muito tarde e todas as instalações estavam cheias. Finalmente, um bom senhor emprestou seu estábulo para passarem a noite ali.

José juntou um pouco de palha e fez uma cama para a sua esposa. O que ninguém poderia imaginar era que antes do dia terminar, Jesus nasceria ali mesmo.

Ao cair à noite, no céu nasceu uma estrela que iluminava mais que todas as outras e ficou justamente em cima onde estava o menino que acabara de nascer.

Muito longe dali, no Oriente, três sábios astrólogos chamados Melchior, Gaspar e Baltazar sabiam que essa estrela significava que um novo rei estava para nascer.

Os três sábios, que hoje conhecemos como os três reis magos, foram seguindo a estrela brilhante até a manjedoura de Belém para visitar a Jesus.

Quando chegaram ao seu destino, Melchior, Gaspar e Baltazar procuraram a manjedoura e eles presentearam a criança com ouro, incenso e mirra.

Estes são os acontecimentos que a história narra, no nascimento do menino Jesus.

Desde então, há mais de dois mil anos, seus ensinamentos continuam vivos. O Mestre fez das palavras uma força avassaladora, que contagiava a todos que o cercavam.

Ao dar confiança aos incrédulos, crença nos descrentes, tolerância e compreensão aos fracos de espírito, o Rabi da Galileia sempre se serviu de exemplo.

Provou no silêncio de suas preces, que seu reinado era apenas o império dos simples, dos humildes. E que seu mundo não é aqui, mas sim, o reino dos céus.

Pregou exaustivamente o amor entre os seres humanos.

Jamais poderemos avaliar a profundidade de sua passagem entre nós. Jesus estava disposto ao sacrifício pela humanidade:

"Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mt. 26:39).

Sua decisão que anunciou aos seus seguidores: "Eis que subimos para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e escribas. Eles o condenarão a morte. E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado; mas no terceiro dia ressurgirá" (Mt20. 18.19).

A paixão imorredoura de Cristo pela humanidade e a vitória da ressureição. A comemoração do Natal é a oportunidade de revermos crenças, questionar ideologias e mudar atitudes.

Mais importante, como diria o mais sábio, não é a chegada, mas o caminho a ser percorrido, com dedicação e fé na vontade de Jesus.

Em verdade, o Natal traz em nossos corações a aproximação da gratidão a todos aqueles que nos enchem a vida de alegria e solidariedade.

Quando falamos em menino Jesus, lembramo-nos de todas as crianças do mundo. Quando presenteamos uma criança, nesta época do ano, por certo, além de trazer a doce alegria do sorriso mais real, puro e transparente da vida, tocamos em seus corações a imagem sacrossanta do filho de Deus.

Mateus 19: "Depois trouxeram crianças a Jesus, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Mas os discípulos os repreendiam. Então disse Jesus: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas". Depois de lhes impor as mãos, partiu dali.

Nossos queridos familiares, os adoráveis netos e os amigos de sempre, e a todos que comungam a fé em Jesus:

Rezo a todos nós que este Natal seja celebrado, tão somente, que nascimento do menino Jesus seja lembrado pelo Amor que nos inspirou, ensinou e dedicou.

Feliz Natal!

GUARACI ALVARENGA é advogado


Notícias relevantes: