Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

364 anos da nossa Jundiaí

LUIZ FERNANDO MACHADO | 13/12/2019 | 07:30

A cada ano que Jundiaí faz aniversário, temos sempre muito orgulho em comemorar também destacando nossas conquistas para cada jundiaiense. Nossa tão amada ‘Terra da Uva’, que completa seus 364 anos, cada vez mais integra e contempla seu povo, que ama e tem imenso orgulho dessa cidade tão linda.

É uma história de 364 anos, mas que começa agora a quem nasce numa cidade que cuida muito bem da primeira infância. Um orgulho, porque neste mês de dezembro fomos convidados para participar da “Urban95 Festival: Pensando Cidades, Pensando Bebês”, em Roterdã, na Holanda, um dos mais importantes eventos mundiais sobre primeira infância, e o convite se deu por conta do reconhecimento sobre nossas políticas em favor da criança em Jundiaí.

Quando começa a crescer, está numa cidade que também é reconhecida por ser a 6ª melhor para viver com os filhos.

Este foi também um reconhecimento que recebemos este ano, da Delta Economics&Finance (DEF), que desenvolveu o estudo para a Revista Exame. O ranking levou em conta, entre diversas variáveis, as condições que cada cidade oferece às crianças e adolescentes na educação, cultura, segurança pública, longevidade, infraestrutura e saúde.

No Ensino Fundamental, pais e mães têm a tranquilidade de terem seus filhos matriculados em escolas com qualidade acima da média. Propusemos construir uma educação inovadora, que contempla ciclos permanentes de capacitação e incentivo a projetos pedagógicos modernos e inteligentes. Nosso programa “Escola Inovadora” é hoje um símbolo muito forte e presente em toda a educação pública de Jundiaí.

Nossos pequenos jundiaienses seguem da escola vivendo em uma das cidades mais inteligentes e conectadas do País. Este foi outro reconhecimento que recebemos este ano, por meio do ranking Connected SmartCities, avaliação da empresa de consultoria e inteligência de mercado Urban Systems.

O que isso quer dizer? Quer dizer que Jundiaí é hoje um dos municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, a partir de bons resultados em setores como meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação e saúde.

Evidentemente que sabemos a necessidade avançar, principalmente na saúde. Mas é notória a melhora no atendimento a cada cidadão que precisa de cuidados médicos pela rede municipal. Jundiaí é hoje a cidade com mais de 300 mil habitantes com maior investimento per capta em Saúde, segundo o Conselho Federal de Medicina. E vamos avançar mais.

Apesar de a geração de empregos estar diretamente ligada à situação econômica do País, também não deixamos de trabalhar muito em Jundiaí para que mais jundiaienses voltem ao mercado de trabalho. Vale destacar aí outro reconhecimento: este ano, nossa cidade foi classificada, entre os municípios de médio porte, como a melhor do Brasil e a terceira melhor das Américas para receber investimentos, no que diz respeito ao custo-benefício das empresas, um dos motivos que mais são considerados na hora de empresários decidirem pelos seus investimentos em determinado local. Essa classificação foi atribuída pelo Grupo Financial Times, um dos mais respeitados no mundo.

Claro que nossos esforços diários para construir a Jundiaí do futuro não almeja apenas ter reconhecimento com estatísticas ou prêmios. Cada uma destas conquistas tem por trás um único objetivo: melhorar a vida pessoas.

LUIZ FERNANDO MACHADO é prefeito de Jundiaí


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/364-anos-da-nossa-jundiai/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN