Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A causa de tudo

CARLOS HENRIQUE PELLEGRINI | 10/10/2019 | 07:30

A condenação à escuridão intelectual que estamos impondo às crianças brasileiras, por falta de melhor escolarização, talvez seja a mais cruel das penalidades, porque atinge não apenas elas próprias, como também o País em que viverão quando se tornarem adultas.

Nem o mais desumano entre os códigos penais conseguiu a proeza de inserir em seu rol este castigo. A ignorância, nada surpreendente, que o mundo exterior começa a conhecer de nosso país deve ser motivo de vergonha para nós todos, mas, especialmente, para os governantes, que se mostram preocupados em olhar mais para o próprio umbigo do que para a nossa realidade, extasiados com eles mesmos e propagando a toda hora, fundados em estatísticas bem manipuladas, que Deus é brasileiro e o Brasil caminha às mil maravilhas.

Numa visão das mais forçadas, é reconhecer que o Brasil de hoje já é a clara conseqüência do descaso com que foi tratada a educação desde há décadas. Enfim, não pode estar bem um país onde a grande maioria das pessoas vive na escuridão de conhecimentos, prestando-se, sem ter consciência disso, a sufragar nas eleições políticos que acabam rivalizando nas manchetes com os piores criminosos.

Cidadãos instruídos não se deixam iludir por alguns trocados mensais que o populismo distribui para anestesiar as consciências.

A falta de educação escolar, enfim, é uma peste das mais graves, porque, além de contaminar irremediavelmente a formação intelectual das crianças, com reflexos amargos na vida de cada uma delas, afeta o País como um todo, humilhando-nos perante o mundo civilizado.

As notícias de que nossas crianças não conseguem aprender Matemática e mal conseguem ler, após alguns anos de vida escolar, propaga no exterior uma imagem brasileira de vergonha.

Por ser um problema tão grave e tão presente, era de esperar que os políticos acenassem com a esperança de que vai enfrentá-lo. Mas, numa demonstração de que parece haver interesse em manter na ignorância essa massa facilmente manipulável, as prioridades são outras.

Humilhados como todos, porém certamente mais sofridos, estão os professores, com sua vida aviltada por vencimentos medíocres, que desencorajam o exercício de profissão tão nobre. Grande desafio do Presidente Bolsonaro, recomeçar e resgatar da educação.

CARLOS HENRIQUE PELLEGRINI é professor universitário e Diretor de Gestão e Sucessão Empresarial da Maxirecur Consulting, pellegrini@maxirecur.com.br


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/a-causa-de-tudo/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN