Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A cidade mais pacífica do País

LUIZ FERNANDO MACHADO | 09/08/2019 | 07:30

A Constituição brasileira de fato determina que a segurança pública é dever do Estado, mas assegura também que o assunto é “direito e responsabilidade de todos”. Jundiaí atua exatamente a partir deste princípio, sem qualquer distanciamento daquilo que está ao seu alcance para auxiliar nas soluções aos problemas que mais afligem a população. Afinal, as pessoas não vivem no Estado, mas na cidade.

Este modo de atuação se mostra eficaz nos principais indicadores de segurança. Jundiaí figura como a cidade mais pacífica do Brasil, entre as de médio porte, segundo o Atlas da Violência 2019, publicado esta semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea. O relatório aponta que reduzimos para 6,1 a taxa de homicídios a cada mil habitantes – no levantamento anterior, publicado em 2017, esta taxa era de 7,7. Também subimos no ranking das cidades mais pacíficas do Brasil – de 8ª para a 6ª colocação, ficando em primeiro lugar entre as de médio porte.

Uma das primeiras medidas deste governo foi dedicar um novo olhar às ações de segurança, com o reforço do patrulhamento nos bairros. Além disso, retomamos as reuniões dos Conselhos Comunitários de Segurança. Já no segundo mês de gestão, em fevereiro de 2017, o Programa Anjos da Guarda voltou para a porta de todas as escolas. A “Operação Integrada” também é um exemplo de ação bem-sucedida, feita com frequência e em conjunto com os demais órgãos de segurança (Guarda Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Corpo de Bombeiros, entre outros), comprometidos em coibir a violência e criminalidade. Mais recentemente, fizemos uso da tecnologia em favor da segurança, com uma linha direta entre a população e a GM no aplicativo da Prefeitura de Jundiaí.

Temos avançado também no entendimento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no sentido de buscar financiamento para uma série de ações: construção de uma nova sede para a GM; expansão do sistema de videomonitoramento para os bairros; especialização profissional; reaparelhamento e modernização; além de contratação de serviços de diagnóstico da violência e assessoria para reorganização do modelo de segurança, no âmbito do Plano Municipal de Segurança.

É esse o caminho a trilhar, com mais trabalho, investimentos e parcerias, sem omissão de responsabilidades. Estamos diante de um desafio gigantesco que só será vencido com a cooperação efetiva de todos.

LUIZ FERNANDO MACHADO é prefeito de Jundiaí


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/a-cidade-mais-pacifica-do-pais/
Desenvolvido por CIJUN