Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A consciência

LICIANA ROSSI | 23/05/2020 | 05:47

O sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior. O sentido, a percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais. Esta definição é facilmente encontrada na internet e fácil de ser compreendida.

Para a filosofia, a consciência é definida em oposição à inconsciência. A consciência contém aquilo que pode ser objeto do pensamento lógico-matemático, sendo uma qualidade psíquica, que pertence à esfera da psique humana, um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano.

A consciência pode ser considerada uma substância cíclica, como o ar que respiramos, quando relacionada ao nosso espírito. Buda já dizia que o Universo está em constante transformação, assim como nós mesmos, buscando evolução.

O estado de consciência promove conhecimento, percepção e despertar, isso tudo no presente, vivendo no aqui e no agora. Muitas vezes perdemos nosso precioso tempo revivendo o passado ou aborrecidos com o futuro, e acabamos nos esquecendo de viver o presente, com qualidade e entrega.

Você anda distante, sem saber o que estava fazendo ao certo, esquecido, sem prestar atenção no momento presente, ou pensando sempre no que virá depois? Sinceramente, acredito que uma das lições deste momento em que vivenciamos talvez esteja relacionada a isso. A se tornar presente em sua própria vida, dar atenção a si mesmo e àqueles que se encontram à sua volta, como sua família. A olhar para dentro de si um pouquinho, e não só para fora, como antes disso tudo começar.

Uma das melhores formas de modificar o estado de consciência é através da gratidão, onde é possível melhorar relações humanas ao mesmo tempo em que resignificamos nosso mundo interno, enchendo-o de sentidos.

Tenham em mente que a vida só é vivida neste momento, no presente, o único existente. Portanto, foque e viva bem, faça as coisas acontecerem aqui e agora, e não deixe nada para depois. Faca uma mesa bonita no café da manhã, nem que seja para você mesmo. Elogie alguém diariamente, agradeça a tudo que lhe for possível e busque seu bem-estar nas pequenas coisas. Cultive sua saúde e bons hábitos.

Observe seus pensamentos, elimine as distrações, cultive o habito da meditação, ajude o próximo, pense antes de agir e falar, reflita ao final do seu dia. Torne seus hábitos diários tudo aquilo que está fazendo falta em sua vida, e que hoje, tomou consciência e percebeu que precisa para se tornar uma pessoa melhor e mais leve. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí, pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/a-consciencia/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN