Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A importância do ser humano

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO | 25/03/2020 | 05:20

A pandemia do novo coronavírus leva o mundo a uma direção que provoca a inflexão na curva do comportamento socioeconômico global.

O capitalismo, que produz em suas entranhas, automaticamente, desigualdades injustas e insustentáveis na distribuição da renda e da riqueza que, ao longo do tempo, em algum momento ameaçará de forma brutal os valores da meritocracia e, também, em decorrência, os próprios fundamentos das nossas sociedades democráticas, conforme salientou Thomas Piketty, em seu célebre livro “O Capital no Século XXI”, passa, nesse momento, por transformações importantes no mundo.

Sem desprezar o “valor econômico”, a sociedade mundial o deixa em segundo plano, elegendo, corretamente e de pleno direito, o “valor maior do ser humano”, fundamento do porquê de todas as outras coisas do mundo.

Em primeiro lugar, o ser humano, feito à semelhança e imagem de Deus e, depois, todos os bens e serviços criados pelo homem. Estamos diante de um inimigo poderosíssimo, que não sabemos de onde procede nem de como surge, e que ainda não temos as armas adequadas para combatê-lo.

Temos sim a fé universal e um exército de profissionais da saúde, destemidos, diante da vida e da morte, que trabalham incansavelmente, em todo o mundo, para salvar vidas. Temos também autoridades constituídas, em todas as partes do mundo, que estão agindo prontamente, com competência e sem medir esforços para mitigar o sofrimento humano e preservar vidas.

E somamos também a população mundial colaborando disciplinadamente e solidariamente com as suas respectivas autoridades, para juntos vencermos mais essa guerra.

Ainda, em ação subjacente, vários países estão com estudos científicos adiantados para a descoberta de vacina para combater o covid-19.

Por fim, o registro de que todos os países, com as suas respectivas dimensões socioeconômicas, estão investindo fortemente na saúde e em ações sociais e econômicas solidárias às camadas mais débeis das sociedades. Avante todos para a vitória.

MESSIAS MERCADANTE DE CASTRO é professor da Unianchieta e Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Jundiaí.


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/a-importancia-do-ser-humano/
Desenvolvido por CIJUN