Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A verdade por trás de um abraço

LICIANA ROSSI | 10/08/2019 | 05:00

Um simples abraço pode transformar um indivíduo, isso faz sentido para vocês? Pois saibam que uma pessoa pode sim ser transformada pelo poder de um abraço. Nunca subestime um abraço pois ele é a forma mais poderosa de se conectar com o próximo, mesmo quando este próximo não é assim tão íntimo de você. Um abraço quente, caloroso, sem conotações sexuais, apenas um ato de carinho e de amor, sem esperar nada em troca, apenas “a” troca, pode render verdadeiros milagres.

Inúmeras pesquisas vêm mostrando que quando somos tocados, áreas especificas do nosso cérebro são ativadas, influenciando desde o processo do pensamento, reações e respostas fisiológicas. Dizem que um abraço faz qualquer ser humano se sentir melhor, tendo muitos benefícios físicos e emocionais, porém, para termos todos os benefícios do abraço, é preciso considerar que nem todas as pessoas se sentem confortáveis diante desta troca de contato e de energia.

Um abraço carinhoso pode ser a maneira mais rápida de termos a oxitocina (conhecida como o hormônio do abraço) fluindo em nosso corpo. Este hormônio, produzido na glândula pituitária, e quando liberado, faz a amígdala desencadear uma série de reações que se traduzem num comportamento mais tranquilo e generoso. Além da oxitocina contribuir para produção de mais serotonina e dopamina, que em outras palavras quer dizer: o abraço ajuda a diminuir o estresse e a termos uma atitude mais positiva perante a vida.

Pesquisas mostraram que quanto mais oxitocina há no corpo, há menos cortisol, lembram-se dele? O famoso hormônio do estresse. Outros estudos mostraram ainda que casais que se abraçam constantemente permanecem mais tempo unidos. Há tantos estudos sobre o abraço, alguns mostrando que eles diminuem as dores, outros comprovando que ele impulsiona nossa felicidade, mas a grande maioria confirma que o abraço pode sim diminuir a pressão arterial e a ansiedade, melhorar do sono, aumentam nossas conexões sociais e até a imunidade. Interessante, não?

Quando nos abraçamos nossos corações se conectam e entendemos que não somos seres separados uns dos outros. O abraço nos remete cura, reconciliação, entendimento e muita felicidade. Os cumprimentos com apertos de mãos ou beijinhos são mais formais, porém aqueles acompanhados de um belo abraço são capazes de transmitir tudo o que as pessoas envolvidas sentem, pois o abraço relaxa a alma e o corpo, alivia a mente e o coração. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.

Liciana Rossi


Leia mais sobre
LICIANA ROSSI
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/a-verdade-por-tras-de-um-abraco/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN