Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Autocuidados

LICIANA ROSSI | 20/07/2019 | 07:30

Sei que é meio clichê falar em autocuidados. Mas será que não é aí que você está pecando quando o assunto é a sua saúde? E quando falamos em saúde, os detalhes fazem a diferença. Eu sei que é difícil, mas é necessário dar o primeiro passo em direção à sua saúde.

Algumas desculpas surgirão. Não ter tempo, acho que essa é a primeira. Ninguém tem tempo para fazer 30 minutos de atividade física, mas passam horas nas redes sociais. Ninguém tem tempo para preparar sua marmitinha e desfrutar comida de verdade ao longo do dia, para organizar sua alimentação semanal, para meditar, se matricular numa aula que gere bem-estar, e por aí vai. Mas administram muito mal o tempo e geralmente perdem muito tempo com bobagens, em vez de gastar seu precioso tempo consigo mesmo.

As pessoas falam que têm preguiça de se cuidar, e para ser sincera, isso mexe muito comigo. Ouvir uma pessoa que diz se esconder atrás de sua inércia, que não quer saúde, que tem sempre uma desculpa para não se cuidar é muito triste. Não se esconda atrás de suas desculpas, agora é chegada a hora de fazer o que tem que ser feito para conseguir viver a plenitude que a vida lhe permite. Sabe aquela famosa frase: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje? Pois bem, cuide-se agora.

Para começar, disciplina e organização são o caminho. Após algumas mudanças de hábito você já se sentirá tão bem, tão feliz, que terá a motivação para continuar sentindo-a “na pele”. Faça uma lista das suas prioridades e seu plano de ação, além do seu objetivo, claro.

Cada um sabe o que realmente precisa mudar ou fazer para se cuidar. Se você não sabe, reflita sobre o que poderia fazer para melhorar seu bem-estar e sua vitalidade. Quais mudanças devem ser feitas para garantir sua saúde? Se for o caso, busque ajuda profissional.

Os cinco principais autocuidados que merecem sua atenção diariamente são: alimentar-se bem, beber bastante água, ser ativo fisicamente, acalmar sua mente e dormir bem. Começando por estes cuidados com sua saúde você sentirá a diferença rapidamente e terá muito prazer em se cuidar. Neste momento, olhe para você, busque melhora em todos os campos de sua vida, seja feliz. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí; pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.

Liciana Rossi


Leia mais sobre
LICIANA ROSSI
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/autocuidados/
Desenvolvido por CIJUN