Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Bênçãos

KELSANG CHIME | 23/05/2020 | 05:10

Queridos leitores, espero encontrá-los bem, com saúde e com a mente calma. Estava pensando em como falar sobre bênçãos, e lembrei que, quando era criança, a primeira coisa que eu fazia quando chegava na casa da minha avó era pedir que ela me abençoasse:

– Bênção, vovó!

Ela sempre respondia prontamente:

– Deus te abençoe!

Naquela época ainda era costume pedir bênçãos. Hoje não vejo mais essa tradição, mas fica a saudade de receber esse carinho vindo das pessoas que amamos.

Como monja budista, entendo bênção de uma maneira um pouco diferente. Para nós, significa transformar um estado mental negativo em positivo, depois de contemplar argumentos dos mais virtuosos.

Exemplo disso está na sabedoria: trata-se de uma mente inteligente e compassiva. Ou seja: inteligência sem a devida compaixão não pode ser considerada sabedoria.

Uma pessoa pode ser muito inteligente em construir uma arma, por exemplo. Mas isso não pode ser considerado sabedoria, pois a finalidade da arma é matar.

Bênçãos são, portanto, inspirações virtuosas que nascem da sabedoria. Com estas inspirações podemos transformar o ambiente, as pessoas e dar um novo significado às nossas vidas.

Uma vida significativa é uma vida espiritual, e uma vida espiritual é uma vida interior, que podemos chamar de consciência. E quando temos inteligência compassiva queremos transformar não só a nossa vida em significativa, mas também de todos os outros seres vivos e dos que estão próximos da gente.

Não dá mais para sermos egoístas. Enquanto não estiver tudo bem para todos, nada está realmente bem para ninguém. Uma pessoa compassiva não consegue ser feliz enquanto seu irmão está sofrendo. Falo isso porque temos que obter sabedoria para lidar com os tempos difíceis de nossas vidas, como este pelo qual estamos passando.

Mas como adquirimos sabedoria?

Contemplando o que ouvimos, lemos ou vivemos, e meditando na conclusão. Em resumo, quando conseguimos conquistar a sabedoria é porque recebemos verdadeiras bênçãos. Que possamos todos praticar isso.

KELSANG CHIME é monja budista.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/bencaos/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN