Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Carlos Henrique Pellegrini: Reindustrializar é preciso

CARLOS HENRIQUE PELLEGRINI | 04/07/2019 | 07:29

De acordo com recente trabalho do Instituto de Pesquisa de Economia Aplicada (Ipea), nos últimos anos houve uma significativa perda da posição relativa dos produtos industrializados nas exportações brasileiras. Levando em conta a diversificação do nosso parque industrial e, sobretudo, sua capacidade de criar empregos, não se pode adiar por mais tempo a definição de políticas para reindustrializar o País, modernizando os setores mais competitivos e definindo uma estratégia para ampliar mercados para os produtos nacionais.

Num primeiro momento, a recuperação da indústria poderá ser feita com a ocupação da capacidade ociosa, que se encontra hoje em cerca de 30%, e depois com investimento em inovação e tecnologia. Uma agenda de modernização e de competitividade deve ser discutida para ser implementada a partir desse ano. O atual governo deve lançar um plano visando a acelerar a migração de empresas para as formas mais modernas da indústria 4.0, com o emprego de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, impressões 3D, computação em nuvem e internet das coisas (chips embarcados em produtos no chão da fábrica). Pesquisas recentes mostram o isolamento e o atraso em que o setor industrial se encontra. Cerca de 30% dos empresários do setor nunca ouviram falar em indústria 4.0 e menos de 2% da indústria está na quarta revolução industrial. A questão da perda da competitividade dos produtos manufaturados brasileiros deve ser colocada dentro de uma perspectiva mais ampla.

Não houve renovação do pensamento estratégico no âmbito de grande parte do governo e dos empresários. Ainda estão presos a conceitos e percepções superados, como se verifica na discussão acerca da manutenção de incentivos para a indústria automobilística, proibidos pelas regras internacionais, no momento em que a Organização Mundial do Comércio (OMC) questiona a política industrial para o setor. Como inserir o Brasil nessa nova ordem internacional em mutação, com novos conceitos e maneiras de ver o que está acontecendo ao nosso redor? Pouco se discute sobre isso. Como reindustrializar o País em meio às grandes transformações na produção, resultado das rápidas inovações? Como recuperar a competitividade dos produtos industriais? De grande relevância para o comportamento da economia nacional nos próximos anos, todos esses temas deverão estar presentes nos debates do novo governo, precisamos cobrar.

CARLOS HENRIQUE PELLEGRINI é professor universitário e Diretor de Gestão Empresarial e de Sucessão Familiar da Maxirecur Consulting, pellegrini@maxirecur.com.br


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/carlos-henrique-pellegrini-reindustrializar-e-preciso/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN