Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Como solucionar os nossos problemas

KELSANG CHIME | 14/03/2020 | 05:50

Todos os objetos de conhecimento, inclusive nossos estados mentais, são manifestações dependentes e não possuem uma natureza própria, independente, ou autoexistente. Portanto, não faz sentido reagir com raiva contra pessoas ou situações que nos prejudicam sem escolha.

Se treinarmos nossa mente para enxergar a natureza interdependente de todos os fenômenos conseguiremos eliminar as causas de grande parte da nossa raiva.
Tudo o que percebemos, em particular e no coletivo, está interligado com outros fatos anteriores, que por sua vez estão interligados com outros mais antigos ainda, e assim sucessivamente. Por essa razão, a melhor maneira de resolvermos nossos problemas e o problema dos outros é manter nossa mente calma e serena, independentemente de causas exteriores. Somente com a mente calma conseguiremos resolver o que é possível e aceitar o que não há como ser resolvido.

Todo ser vivo, sem exceção, está submetido ao ciclo de sofrimento e das doenças, tanto nesta quanto em outras vidas: coisas como envelhecimento, doença e morte fazem parte do futuro de todos nós.

Desesperar-se é mostrar total despreparo e imaturidade, sem contar o caos que esses sentimentos nos provocam. Somos responsáveis pela nossa própria paz interior, e somos nós que pensamos que isso é assim ou aquilo é assado. Podemos escolher o que pensamos.

Sozinhos, porém, não conseguiremos: nossa única saída será apreciarmos uns aos outros. Vamos rezar para conseguirmos nos apreciar e transformar tempos difíceis em oportunidade de amadurecimento e crescimento. Faça sua prece preferida com essa intenção. Afinal, estamos todos interligados.
Preces são manifestações de nossas intenções, podemos fazer preces de diversos tipos, para aumentar nossa consciência. Nossa compaixão, preces e mantras são inspirados por seres puros e iluminados.

OM MANI PADME HUM – mantra que melhora e aumenta nossa compaixão.
OM TARE TUTARE TURE SOHA, pacifica nosso medo.

Como fazer?
Escolha a prece e repita tantas vezes quanto for necessário para sua mente ficar calma.

KELSANG CHIME é monja budista


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/como-solucionar-os-nossos-problemas/
Desenvolvido por CIJUN