Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cortar o mal pela raíz

LICIANA ROSSI | 16/05/2020 | 05:03

Você já ouviu esta expressão “cortar o mal pela raiz”? Quando eu penso em saúde, essa expressão logo me vem à mente. Isso porque eu sei que todos os componentes de todos os sistemas do corpo humano trabalham juntos. Tudo está conectado. E repito isso diariamente para muita gente. Fazer as pessoas entenderem que uma escolha pode refletir na sua saúde tem sido a minha missão há alguns anos.

Os nossos genes podem influenciar na nossa saúde e ditar os problemas que podemos desenvolver ao longo da vida. Mas o que irá determinar se esses problemas de saúde irão germinar e florescer, ou seja, se a doença se manifestará, é o ponto determinante que devemos e podemos atuar: o ambiente em que vivemos.

O ambiente, ou melhor, nossos hábitos e escolhas, pode ser o gatilho para determinados problemas de saúde ou doenças em nossas vidas. Isso tudo é muito profundo, pois, além dos hábitos alimentares e do nosso estilo de vida, entram também as nossas emoções. E lidar com emoções às vezes pode ser complicado para algumas pessoas.

Quando eu digo que “cortar o mal pela raiz” me remete à saúde, é porque a ciência tem nos mostrado através de inúmeros estudos que, quanto mais cedo eu coloco bons hábitos em minha vida, quando me preocupo em me exercitar diariamente, a controlar o estresse e as emoções, a cuidar do sono, da alimentação, e assim vai, mais chances eu tenho de não manifestar doenças genéticas em minha vida.

Mas você há de convir que isso não é fácil. Requer disciplina e comprometimento. Mas a boa notícia é que sempre é tempo de começar a fazer isso tudo para, ao menos, melhorar sua qualidade de vida, mesmo que você já tenha manifestado um diabetes ou outra doença. Sempre vale a pena buscar uma qualidade de vida melhor.

O primeiro passo para cortar o mal pela raiz é se amar. Seja seu melhor amigo, pense no que realmente é bom para você, aproveite sua vida e busque aquilo que te faça feliz, mesmo em época de confinamento e isolamento social, como a que estamos atravessando. Reflita sobre isso tudo e evite problemas futuros. Faça uma lista das mudanças necessárias para ter mais saúde em sua vida.

Cheque sua alimentação, hidratação, sono, exercícios, meditação, oração. Como você está se sentindo? Multiplique sua energia através da mudança de hábitos. Muita saúde a todos.

LICIANA ROSSI é educadora física formada pela ESEF Jundiaí, pós-graduada em treinamento físico pela Unicamp e ginástica corretiva pela FMU-SP; exercícios corretivos pela Academia Nacional de Medicina Esportiva – NASM/USA; CHEK Practitioner nível 2 Califórnia/USA; Holistic Life Style Coach/CHEK Institute/USA.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/cortar-o-mal-pela-raiz/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN