Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dom Vicente: A missão dos cristãos no mundo

DOM VICENTE COSTA | 20/10/2018 | 19:00

“Transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar” (Rm 12,2). Queridos leitores e leitoras, a missão principal e permanente do cristão é ser discípulo e missionário de Jesus Cristo, isto é, anunciar e testemunhar a todos o Evangelho, a Boa-Nova do Reino de Deus. De fato, as últimas palavras de Jesus aqui no mundo foram: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura” (Mc 16,15).

Sempre que levamos a Boa-Nova para alguém, certamente desejamos que esse alguém fique realmente feliz, pois não há maior alegria para o coração do cristão do que anunciar aos outros o amor de Jesus. Tenhamos plena certeza: conhecer e viver a vida de Jesus em nós é o melhor presente que qualquer pessoa possa receber; tê-lo encontrado foi o melhor presente que recebemos em nossa vida, e fazê-lo ser conhecido com nossa palavra e nossas obras foi e é a nossa extraordinária alegria.

Deus quer que todos nós sejamos felizes, pois a sua Palavra traz a libertação plena e é fonte da verdadeira felicidade.  ntretanto, não podemos vivenciar a nossa fé apenas por palavras, mas temos que fazer com que a Boa-Nova trazida por Deus aconteça concretamente na nossa vida. Dessa forma, anunciar o Evangelho de Jesus Cristo exige de todos nós o esforço pela prática da justiça, da igualdade, da solidariedade e da fraternidade.

Todos nós somos responsáveis pela construção de um mundo melhor, segundo o Reino proposto pelo Mestre. Por isso, a missão da Igreja no mundo é de extrema importância, porque os seguidores de Jesus, através do anúncio do Evangelho, têm a grande e inegável responsabilidade de contribuir para a transformação das realidades nas quais vivemos e atuamos. É no mundo, conforme a palavra de Jesus, que somos chamados a ser “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14).

Na carta de São Paulo aos Romanos, se lê: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12,2). No mundo de hoje há tantas ideologias, propostas, propaganda e muitas ofertas de como encontrar o segredo da verdadeira felicidade. Se não tivermos a luz da Palavra de Deus e não deixarmos que ela transforme o nosso modo de pensar e de agir, para que tenhamos o necessário discernimento e equilíbrio, acabaremos por não descobrir o que é bom e agradável a nós mesmos, aos outros e a Deus, e nos envolveremos em mentiras e falsas ilusões.

Nesse contexto, os cristãos são chamados a ter uma vida diferente, empenhando-se pela justiça, vivendo melhor o amor e o respeito para com os seus semelhantes. Assim poderemos testemunhar que tudo tem mais sentido quando soubermos tomar a melhor opção em nossa vida. Que Deus nos ajude a sermos portadores da alegria, para dar o verdadeiro sabor ao mundo, a fim de que as pessoas recobrem o ânimo de viver e sejam mais felizes e realizadas.

DOM VICENTE COSTA é bispo diocesano de Jundiaí

DOM VICENTE COSTA


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/dom-vicente-a-missao-dos-cristaos-no-mundo/
Desenvolvido por CIJUN