Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dom Vicente: A sabedoria que evita a ignorância

Bispo Dom Vicente Costa | 09/02/2020 | 07:10

“A Sabedoria é luminosa e
não definha. Facilmente é contemplada por aqueles
que a amam, e é encontrada pelos que a buscam” (Sb 6,12).

Caríssimos leitores: com o fim das férias escolares, o calendário letivo volta ao normal, e as escolas, como de costume, retomam suas atividades. Na sociedade em que vivemos, a educação tornou-se uma necessidade básica.

É verdade que, muitas vezes, acabamos envoltos por muitos afazeres do dia a dia, de forma que, não raras vezes, deixamos assuntos que dizem respeito ao aprofundamento do conhecimento para depois. Sobretudo para os que já não vivem diretamente uma rotina escolar, a procrastinação do conhecimento tende a ser mais evidente: e muitas vezes fazemos vista grossa diante desse fato. Com isso, abrimos margem para a ignorância.

Em um mundo tão competitivo, entretanto, não podemos nos permitir deixar levar pela tentação de achar que já sabemos o suficiente, ignorando novos conhecimentos.

Também devemos tomar cuidado para a enxurrada de informações com que nos deparamos, sobretudo através das redes sociais, diante de um cenário cada vez mais evidente de fake news, ou mesmo de estudos infundados e com pouca credibilidade. Não posso deixar de mencionar, inclusive, textos que expressam mais a opinião do autor do que o fato em si, o que torna a informação tendenciosa e apelativa.

Não podemos nos permitir deixar levar nem pela ignorância, que nos deixa estagnados na mediocridade, nem tampouco pelo convencimento acerca de assuntos imprecisos e, até mesmo, errôneos.

Sabemos que sempre há coisas novas para conhecer. No ambiente tão competitivo em que vivemos, faz-se mister buscar o aprofundamento de temas relativos à nossa área de afinidade, ou mesmo de outras áreas, de forma a criar uma visão mais ampla sobre a realidade.

Para os que iniciam ou retomam os estudos nesse período, importa que valorizem a formação que se lhes apresenta, bem como considerem os estudos como uma oportunidade única, da qual não se pode abrir mão um só dia. No âmbito profissional, é o conhecimento que faz a diferença. Doutro lado, no âmbito social, é o conhecimento que nos permitirá vivermos numa sociedade onde cada vez mais as pessoas se preocupem em fazer o bem e a justiça.

Não permitamos que a tentação do “jeitinho brasileiro” se apodere de nós! Deus nos deu inteligência para que a coloquemos em prática. Se formos fiéis a esse dom que recebemos, construiremos, juntos, uma sociedade melhor, que vive menos no erro e na ignorância.

DOM VICENTE COSTA é bispo diocesano de Jundiaí.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/dom-vicente-a-sabedoria-que-evita-a-ignorancia/
Desenvolvido por CIJUN