Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Eduardo Carlos Pereira: Cultura e aprendizado com a pandemia

EDUARDO CARLOS PEREIRA | 04/04/2020 | 05:15

Estou em quarentena inventando um jogo de buraco virtual: todos os parceiros que passaram dos sessenta estão fazendo o que mandaram. Menos na Vila Rio Branco, onde os senhores estão nas ruas, no supermercado, nos bancos de praças e nas calçadas.

O que já tem como certo é que o céu está azul como nunca, as plantas estão verdíssimas e os passarinhos estão voltando para as varandas. Para nós, que estamos isolados, colocar frutas para os pássaros ajuda a passar a quarentena. E eles estão vindo! O silêncio é uma oportunidade rara para apreciarmos. Nunca esteve assim.

O lance de que o ambiente em todos os lugares urbanizados do planeta está mais limpo é fantástico. É possível ver o antes e o agora; e as mudanças são incríveis. Oxalá essas boas coisas permaneçam quando tudo passar. Por enquanto, acreditar na ciência, na pesquisa e na inovação nunca foi tão verdadeiro e necessário.

É preciso verificar atentamente que uma imensa estrutura burocrática está aí fazendo uma máquina presente grudada em tudo o que fazemos. Penso: será que trabalhamos para responder a esses arcaicos vícios processuais e de trabalho?

O Instituto de Arquitetos do Brasil – departamento de São Paulo – propôs um plano emergencial para o campo da arquitetura com três ações. O financiamento de projetos de habitação de interesse social via edital com recursos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo; o cadastro da demanda prioritária via convênio com municípios e estados; e o financiamento das reformas via governo federal;

E os trabalhos presenciais que são exigidos sem necessidade? Para quê? Agora quase tudo está sendo possível resolver de casa. Que evolução! Revolução sem volta! Alguns dos nossos prazeres mais atávicos e substanciais – como o futebol, o bar, o encontro no churrasco o cinema, o teatro e as exposições – estão adiados. Tudo suspenso!

Os Museus e as Secretarias de Cultura estão oferecendo muitas coisas on-line para poder continuar existindo. O MASP promoverá toda a segunda e sexta-feira, a partir de 6 de abril, às 18h, lives no seu Instagram.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo promove uma visita virtual ao acervo do museu (em www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/), além de rodas de conversas on-line pelo canal do YouTube e postagens diárias pelo Instagram com obras da coleção e comentários dos curadores.

EDUARDO CARLOS PEREIRA é arquiteto e urbanista.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/eduardo-carlos-pereira-cultura-e-aprendizado-com-a-pandemia/

Notícias relacionadas


Desenvolvido por CIJUN