Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Eduardo Pereira: Piora… Mas, e daí?

Eduardo Pereira | 02/05/2020 | 07:00

Como na imprensa, que está repleta de notícias das insatisfações com os “bolsorradicais”, não consegui deixar passar o fato de que o presidente faz receitas médicas e instala um padrão que passa a valer como recomendação de atitudes para os brasileiros. Ato contínuo, demite Mandetta e Sergio Moro, reforçando um desencanto de boa parte de seus eleitores que não podem se arrepender, porque serão rapidamente taxados pela ideologia do ódio.

Muitos comentam que “se são contra o presidente, são petistas. Todos petistas”. Essas posturas que se estabelecem não são de um país com liberdade de opinião, de voto, de religião, dos exercícios profissionais, da liberdade de imprensa e do cumprimento da constituição, que é um paradigma.

As restrições e os recuos que a ditadura nos marcou até hoje são difíceis de superar, e a pior saída é, sem dúvida, voltar ao passado. Quem viveu sabe que não pode voltar. Ditadura nunca mais.

O lado bom são as potentes instituições que consolidaram a democracia e estão vivas.

Com a reversão da indicação de Alexandre Ramagem, amigo da família Bolsonaro, para diretor-geral da Polícia Federal, o caráter e a ética parecem resistir. O ministro do supremo tribunal, Alexandre de Moraes, demonstra o impedimento de Ramagem para comandar a PF, apesar de que está prometido, por Bolsonaro, que ele será, mais cedo ou mais tarde.

Alexandre Moraes afirma que a suspensão da nomeação de Ramagem se dá “em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público”.

Com tantos estragos expostos o presidente desdenha o número de mortos pelo covid-19 no país, que nesta quarta-feira superou em números a China, lavando as mãos como se não estivesse nada com isso e conclui: “e daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre”. Não faz milagre, mas sabe o poder que tem, não perde o foco de, acima de tudo, cuidar de si e de sua família. 

EDUARDO CARLOS PEREIRA é arquiteto e urbanista


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/eduardo-pereira-piora-mas-e-dai/
Desenvolvido por CIJUN