Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Entre umas e outras…

Murilo Azevedo Pinto - azevedo-pinto@uol.com.br | 20/02/2018 | 11:32

BOCELLI E O VINHO DA PRISÃO – A segunda safra do vinho feito na prisão da ilha de Gorgona, na Itália, recebeu o apoio do tenor Andrea Bocelli, cujo nome aparece no rótulo. “Lamberto Frescobaldi me pediu para apoiar esse projeto fantástico e eu estou muito feliz de fazer parte dele”, disse o tenor, lembrando que a tradicional família Frescobaldi está por trás da ação. O objetivo do projeto é dar aos prisioneiros da ilha a oportunidade de ganhar experiência profissional no processo de vinificação, o que pode resultar em empregos no futuro. Toda renda arrecadada com os 2.500 exemplares produzidos (além de 200 garrafas magnuns de 1,5l) é revertida na manutenção do projeto. “Nosso principal objetivo é aumentar conscientização sobre a questão social nas prisões e dar esperança às pessoas para iniciar uma nova vida quando libertadas do cárcere”, comentou o diretor da penitenciária, Carlo Mazzerbo.

ALENTEJO, NO TOPO – Especialista do jornal USA Today divulgou uma lista com as “melhores regiões vinícolas para se visitar no mundo”. Para quem acreditou que a campeã fosse uma das tradicionais denominações francesas como Bordeaux, Champagne, Borgonha ou Provence, ou então as italianas Toscana ou Piemonte, o resultado surpreendeu e trouxe o Alentejo no topo. Segundo os jornalistas Kerry Woolard e Frank Pulice, editores da publicação, a região ao sul de Portugal reúne ótimas atrações, excelentes opções de estada e gastronomia e, por isso, mereceu o destaque.
Divulgação

DO RANKING – Além do Alentejo, o top 10 contou com as regiões de: OKanagan Valley, no Canadá; Maipo, no Chile; Marlborough, na Zona Zelândia; Croácia, Napa Valley, nos Estados Unidos; Toscana, na Itália; Oregon, nos Estados Unidos; Hunter Valley, na Austrália; e o Virgínia, também nos Estados Unidos. Sei lá, essas listas com rankings nunca me agradam, porque deve rolar uma politicagem nesse meio! Nada contra o Alentejo, pois realmente é uma viagem muito particular, mas inserir Croácia, Virgínia?! Na frente de Borgonha, Bordeaux, Loire?! Sinistro!!

TELAS NA BORGONHA – Depois de sofrer por três anos seguidos com tempestades de granizo que devastaram diversos vinhedos da região, o Conselho de Vinho da Borgonha (BIVB) está cogitando a utilização de redes e telas de proteção sobre as videiras, como já é comum em outras regiões do mundo em que esse problema é notório, como a Argentina, por exemplo. Segundo Cecile Mathiaud, do BIVB, essa alternativa está sendo testada, pois os canhões antigranizo não impediram os estragos causados neste ano, que afetou 5 mil hectares de vinhedos na região. Antes de as redes poderem ser usadas definitivamente, é preciso aprovação do instituto nacional de regulação da França, o INAO. Ora, melhor prevenir do que remediar. Afinal, trata-se da terra Santa, a toda poderosa Borgonha!

DICA DA SEMANA:

Vinho: SAN PEDRO YACOCHUYA
Produtor: Yacochuya
Região: SALTA – ARGENTINA
Uva: torrontés 100%
Grad. Alcóolica: 13,5%
Características: Um vinho de cor amarelo palha, brilhante, jovem, elegante, fresco, mineral, com notas cítricas de lima, limão, lichia, pêra, jambo e carambola. Muito complexo. Uma ótima acidez, equilibrado e persistente. Excelente para o verão!!


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/entre-umas-e-outras/
Desenvolvido por CIJUN