Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Espaço do Cidadão 01/08/2018

LEITOR | 01/08/2018 | 05:00

COLUNA DO MARTINELLI: A Coluna do Martinelli no portaljj.com.br, publicada em 29/07 e cujo título foi “Avós, forças estabilizadoras dentro do lar”, tem muita dignidade e notável vivência do dr. João Carlos José Martinelli. Ele nos presenteou com um texto excelente sobre a comemoração do Dia da Vovó, em dia 26 de julho. A homenagem foi instituída em função da igreja consagrar esta data à Santa Ana, mãe de Nossa Senhora, e portanto avó de Jesus. Comercialmente não induziu muito êxito aos meios de consumo, devido à aproximação da comemoração do Dia dos Pais.

Avó, de dedicação e amor incansável pelos filhos de seus filhos, carinho imenso na oferta de proteção e apoio na educação do neto ou da neta, respeitosamente mencionada com justiça assim: “Ser avó é ser duas vezes mãe”. Na condição de mencionar os avós, é de suma importância a soma de considerações e respeitos que merecem, pois já viveram muito. Possuindo enorme experiência de uma vida, abrem o coração no maravilhoso e alegre prazer de ensinar e expandir todo conhecimento em prol da família que convivem e amam.

Os laços consanguíneos unem na grande maioria uma atenção e respeitos aos familiares os exemplos de real valor que nunca devem ser desprezados. Eles, os avós, possuem pelo trabalho honras de honestidade, de paciência, de uma fé inabalável na Providência Divina que muitas angústias de desprezo e indiferença serão extinguidas, clareando o amor que une e fortalece a vivência familiar, anseios de superação na harmonia amorosa dos conselhos e amor recíproco.

O dr. João Carlos José Martinelli, exemplar mestre nos meios jurídicos, cita a importância das leis na vida familiar, uma sancionada Lei 12.398/2011, garantindo aos avós o direito de visitar os netos em caso de separação dos pais e também, a critério do juiz. direitos de guarda e educação dos menores, levando em conta os interesses da criança e do adolescente. Existe também um projeto de lei da Câmara dos Deputados do último dia 05/06/2018. Chama nossa atenção o dr. João Carlos José Martinelli para refletirmos a posição dos mais velhos no contexto comunitário e principalmente no seio familiar.

O notável livro “O direito de envelhecer num país ainda jovem” é rico em explanações sobre a vida e direitos dos idosos, obra do dr. João Carlos José Martinelli elogiada pelo ilustre professor Jorge Luiz de Almeida. “São atualíssimas as lições do mestre João Carlos José Martinelli”. Obrigado, amigo, pela sua coluna.
Adão Antônio Motta


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/espaco-do-cidadao-01082018/
Desenvolvido por CIJUN