Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Espaço do Cidadão – 04/05/2019

ESPAÇO DO CIDADÃO | 04/06/2019 | 04:00

SOBRE A COLUNA DO MARTINELLI
O artigo “Ecologia e Reciclagem, datas especiais evocam conscientização social” é muito interessante de nossa atualidade, o dr. João Carlos José Martinelli faz um educativo e providencial texto com a sua habilidade de excelente comunicador e conhecedor de uma matéria envolvendo o futuro de preservação necessária para que haja, proteção e dever de defender os bens de uso comum.

Apesar que no Brasil a Constituição Federal, art.225, e moderna legislação regulamentando matéria ( Lei de Crimes Ambientais – Lei 9.712/98 ), ainda prevalece em muitos segmentos, o manifesto descaso com os problemas de ordem ambiental; morosidade da Justiça, impunidade- característica, instrumentos jurídicos tumultuando os feitos, benefício exclusivo aos que transgridem as regras sociais.

Desleixo motivado pela displicência de cidadãos, gerando sérios problemas que requerem redirecionamento, progresso tecnológico, posturas com processo produtivo, comercial, prestação de serviços, Administração Pública, regulando e alcançando urgente modelo de desenvolvimento sustentável, ou seja, aquele que satisfaz as necessidades das gerações futuras “, conceito estabelecido pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Reitere-se que tal propósito suscita paralisações das agressões aquilo que cerca ou envolve os seres vivos e todos os seus efeitos, como a escassez das riquezas da natureza não renováveis (minerais, madeiras de lei, etc.), as emissões de gases e o efeito estufa, a redução da biodiversidade, a fome e a pobreza generalizadas e, principalmente, as relações manifestamente desiguais entre as nações desenvolvidas, as em desenvolvimento e as subdesenvolvidas.

A aspiração ecológica faz parte do exercício da cidadania. A proteção do meio ambiente é compromisso das autoridades e de toda a sociedade. Devemos despertar e cultivar o ideal de conservação ambiental propagando a consciência ecológica para que a natureza que ainda existe consiga se recompor com equilíbrio e em caráter permanente. Parabéns dr. João Carlos José Martinelli pelo excelente texto!
Adão Antônio Motta

 


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/espaco-do-cidadao-04-05-2019/
Desenvolvido por CIJUN