Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Espaço do Cidadão – 10/04/2018

leitor | 10/04/2018 | 05:00

COLUNA DO MARTINELLI
O artigo sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer do último domingo, de João Carlos Martinelli (no portalljj.com.br), é maravilhoso e pertinente, na medida em que aborda a questão da solidariedade com os enfermos e a necessidade de tratá-los com respeito e acatamento, buscando levantar a moral deles. Só quem passou por uma situação dessas na família sabe entender os alertas do dr. Martinelli, meu ex-professor, a quem cumprimento pela grandiosidade do texto.
Luiz Geraldo Fagundes

TODOS SABEM!
Por que colocarem a culpa na direção e nos professores? A Senhora Ludmilla Bestetti sabe muito bem em quais condições a escola Maurílio Tomanik funciona, e não é de hoje.

Sala homogênea não é permitida, vai contra o regimento da educação. No entanto, esses alunos, em qualquer sala, vão deteriorar o ambiente escolar. Nem materiais levam à aula. De fato são vítimas da sociedade e se continuarem badernando, fazendo o que querem, sem respeitar o próximo, farão a sociedade de vítima.

Acusam direção e professores. E os pais? Senhora dirigente, precisa conhecer a realidade de vida desses alunos. O mal se encontra fora do ambiente escolar. A escola, que deveria ser um ambiente de estudo, torna-se um campo de batalha. E há muitos alunos bons nos estudos e de caráter que são prejudicados por esses que vão à escola com outra finalidade.

Não adianta: a escola não vai oferecer o que esses alunos querem. E a sociedade sabe disso. Infelizmente, não é só a Mauríllio Tomanik, há outras escolas.

Esses alunos, quando recebem o kit de material do estado jogam fora, colocam fogo! A senhora sabe disso. Sabe que a escola funciona sem funcionários e sem professores. Mas é lógico, é mais fácil jogar a culpa naqueles que, diariamente, se doam para resgatar o significado da verdadeira escola, naqueles que, na hora do intervalo, ficam no pátio para não ter guerra de merenda[…]. A lista é extensa, não é mesmo?

Onde estão os pais daqueles que querem estudar? Onde estão os pais dos baderneiros? Onde está a Secretaria de Educação? Onde está a Diretoria de Ensino? Todos sabem! Todos sabem a situação da Tomanik! Todos sabem a real situação da Educação! Não adianta acusar, o que vale mesmo é juntar-se àqueles que ainda sonham em mudar esta triste realidade.[/…]
Ciça Fernandes


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/espaco-do-cidadao-10042018/
Desenvolvido por CIJUN