Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Espaço do Cidadão – 12/03/2019

ESPAÇO DO CIDADÃO | 12/03/2019 | 04:00

LUCRAR OU PRESERVAR?
QUAL SERÁ O SEU LEGADO?
Em momentos de novos rumos para a humanidade e o planeta, qual é o nosso papel nesse processo? Qualquer pessoa tem a capacidade de favorecer a segurança de sua própria vida, e um desses caminhos é a Educação Ambiental.
A formação de cidadãos conscientes com novas práticas sustentáveis, trazendo benefícios a todos ao seu redor, é sem dúvida a melhor estratégia a ser seguida. Quais ações individuais impactariam em melhora do coletivo? A preservação de seu bairro por exemplo, mantendo as áreas verdes e projetos que melhorem a vida dos moradores, é uma ótima referência de atitudes sensíveis a um novo modelo comportamental. Se as pessoas puderem andar mais a pé, apreciando a beleza do lugar em que vivem, haverá repercussão benéfica na saúde física e psíquica desses indivíduos. Nas cidades modernas e de excelentes indicadores de qualidade de vida, a existência de bairros com essas características, revela gestores impregnados de modernidade e responsabilidade. Para isso, temos que nos despir da ganância que nos afasta do bem comum. Há muitos ainda que pelo fato de mudarem -se de bairro, estimulam posteriormente sua transformação em uma selva de pedra, através da modificação de características residenciais para comerciais. Essas medidas que parecem isoladas, repercutem aos que também não residem nessas áreas.
Quando um ex-morador acredita que sairá lucrando mais, ou tendo menos problemas com a transformação daquele imóvel para comércio, mostra a aversão à sustentabilidade. Precisamos de gente que compreenda que mais vale preservar do que lucrar. Esse tipo de miopia não nos deixa perceber que estamos nos transformando em enfermos sobreviventes de nós mesmos. Como há muitos pensamentos contrastantes, é contagiante assistir o movimento de inúmeros moradores da Sociedade de Bairro do Jardim Brasil, pessoas que escreveram uma história, praticando a proteção e preservação desse ícone Jundiaiense. Edificante conviver com esses homens e mulheres que há anos batalham nas causas comunitárias. Muitos moradores desse bairro ímpar, tornaram- se guardiões do sustentar, apoiar, conservar e cuidar. Parabéns SAB do JARDIM BRASIL, vocês são inspiradores.
Marília Gallucci


Link original: https://www.jj.com.br/opiniao/espaco-do-cidadao-12032019/
Desenvolvido por CIJUN